Renovação da Lacoste com ATP: case

lacoste case

Importante renovação da marca identificada com o esporte

Se tem uma marca que tem uma identidade forte com o esporte ao qual ela está envolvida, certamente é a marca fundada pelo ex-tenista francês René Lacoste – dono de sete títulos do Grand Slam na década de 1920. Ficou fácil adivinhar de quem estou falando, certo? Trata-se da Lacoste; e o esporte: o tênis.

A Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e a marca francesa Lacoste anunciaram semana passada a renovação de contrato. No acordo o patrocínio contempla o uniforme oficial dos juízes de linha, boleirinhos, mascotes, equipe ATP e juízes de cadeira. A parceria tem sido longeva e ininterrupta desde 2002.

O presidente da ATP Chris Kermode enalteceu a parceria com a marca nos últimos 15 anos. O CEO da marca francesa, Thierry Giubert, que tem eterno número um do Brasil Guga Kuerten como um de seus garotos propaganda, destacou que a renovação de contrato é uma mostra do que a marca é por autenticidade desde o seu início – foi criada especificamente para desenvolver roupas para se jogar tênis.

Identidade

Importante ressaltar todo o cuidado da marca para oferecer uma linha de qualidade, elegância e que remeta ao esporte. Sua entrada no mercado claramente direciona para o público mais elitizado. Contudo, o nicho ao qual pertence é exatamente de um esporte de elite. O estudo da marca e o branding selecionado no caso é o que nos mostra como uma marca pode atingir seu público alvo estudando seu target sem precisar apelar para o quesito preço.

A Lacoste tem muita identificação com o tênis. A Lacoste foi fundada pelo tenista René Lacoste juntamente com André Gillier em 1933. O tenista tinha sido apelidado de “Le Crocodile” pela imprensa americana durante a Davis Cup em 1927, por causa de uma aposta que valia uma mala de pele de crocodilo. O animal acabou virando o símbolo da marca.

Em 2005, quase 50 milhões de produtos Lacoste eram vendidos em mais de 100 países. Este fato também se deve aos contratos que a Lacoste fez com vários tenistas para representarem a marca, tais como o americano Andy Roddick, o suíço Stanislas Wawrinka, o canadense Milos Raonic, o aposentado tenista francês Fabrice Santoro e o também francês Richard Gasquet.

E a Lacoste segue muito bem.

One thought on “Renovação da Lacoste com ATP: case

Deixe uma resposta