Case | Produção de Conteúdo da Copa Caio Júnior

Produção de conteúdo organização evento

A produção de conteúdo: o primeiro passo para moldar um torneio referência em organização

Como a produção de conteúdo pode ser peça chave no engajamento de um torneio.

Aconteceu entre 31 de julho e 4 de agosto a Copa Caio Júnior de Futebol Sub-15. Torneio internacional que homenageia o ex-técnico, em Curitiba. As equipes de base de Chapecoense, Grêmio, Coritiba, Atlético Paranaense, Paraná Clube e Jacuipense, além do japonês Chiba e o norte-americano Jacksonville disputaram o campeonato, com o objetivo de disseminar o futebol sub-15 e relembrar grandes momentos do profissional.

O diferencial do campeonato foi a geração de conteúdo online, com lembranças da carreira de Caio Júnior. Entrevistas e melhores momentos dos jovens jogadores também fizeram parte do evento. Além de transmissões ao vivo dos principais jogos da rodada. Todo o conteúdo gerado para o Facebook e Instagram aconteceu com um modesto investimento, mas que obteve mais de 600 mil pessoas alcançadas e mais de 3 mil curtidas na página.

Case único em campeonatos de base no Brasil, a gestão das redes sociais é fruto da parceria entre Matheus Saroli, filho do ex-treinador, e a agência de comunicação Flavor Studio, também de Curitiba. O trabalho rendeu patrocínios da Copel Telecom e Tribuna do Paraná. Além disso, contou com apoios da Rádio Transamérica, Euro Sports e do CT Barcelos, local onde o torneio ocorreu.

Mídias podem incrementar o trabalho

Um dos pontos de apoio de todo o trabalho foi o design gráfico. O uso de cartazes, banners e pôsteres digitais foi intenso, já que são considerados carros-chefes da agência. Segundo Emerson Vieira “a criação gráfica da campanha teve como objetivo se comunicar tanto com os jovens atletas como os apaixonados por futebol.” Emerson é sócio e diretor de arte da Flavor. “Foram criados textos em formato de manifesto e pôsteres com ruído, muitas camadas e sobreposição. Queríamos demonstrar, em imagens, todo o caminho duro que os atletas passam nessa jornada do esporte.”

No dia das finais também ocorreu o jogo das estrelas, com presenças dos ex-jogadores Alex, Ricardinho, Cocito, Tcheco e Marcão. Todo esse suporte teve como objetivo relembrar as memórias e homenagear o ex-técnico que faleceu no acidente com a Chapecoense, em dezembro do ano passado.

Segundo Matheus o torneio será renovado para em 2018: “o objetivo para esse ano foi gerar audiência, para que na próxima edição mais patrocinadores se juntem para apoiar o campeonato, cresçamos e possamos virar, quem sabe, o maior campeonato sub-15 do Brasil”.

Foco na realização e engajamento

Com um investimento baixo e um alcance positivo, é possível criar eventos esportivos rentáveis no país. É importante ressaltar que o engajamento do torneio com os clubes é salutar. Não há evento sem os clubes, que atraem os torcedores. A produção de conteúdo deve ser peça chave no processo. Definir a quem se destina as mensagens e como você pretende alcançar é o gancho ideal para catalisar forças. É possível ter resultados. É preciso saber envolver todas as partes.

As páginas para conhecer o trabalho são:

facebook.com/CopaCaioJunior

@copacaiojunior no Instagram.

Deixe uma resposta