GestãoMarketingPatrocínios

Em Portugal: The Future of Football. E o Brasil?

Sem título

O Sporting Clube de Portugal vai organizar entre os dias 18 e 21 de Abril a segunda edição do Congresso Internacional ‘The Future of Football’. O evento será realizado no Estádio José Alvalade, em Lisboa. Para fazer a inscrição, dirija-se ao site www.thefutureoffootball.org.

Os clubes do Brasil investem nessa iniciativa?

Entre as várias atividades previstas, destaque para as visitas ao Estádio e Museu, para o jogo de futebol entre mascotes e para a palestra ‘O meu sonho era ser futebolista’, onde quatro atletas da equipe profissional irão relatar as suas experiências. Haverá a Sessão de Abertura do ‘The Future of Football’ com as presenças de Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP e Fernando Gomes, presidente do Comité de Competições da UEFA e da Federação Portuguesa de Futebol.

Debates como ‘Inovação no Futebol’, sobre novas tecnologias e métricas no futebol. Outro tema será a ‘Relação com Media’, que abordará contra-informação; parcialidade vs. imparcialidade; o impacto nas figuras públicas e na sua performance; e redes sociais.

No campo da Gestão, o painel ‘Novas (e convencionais) Fontes de Receita para os Clubes’, com os temas apostas; novas plataformas de publicidade; direitos televisivos; e estratégias de expansão e‘Mercados Emergentes’, com os exemplos de Índia, Estados Unidos, Ásia.

E o Brasil?

Essa semana, tivemos a iniciativa do debate por parte de técnicos, veja aqui. Essa semana toda é dedicada a esse evento, que visa discutir e analisar através de debate como segue o futebol brasileiro. Veja: . É a semana do futebol. A primeira etapa, tudo ainda bem superficial. Linha de debate com a maioria dos técnicos brasileiros. Presença de Dunga, Levir Culpi e até Antonio Conte, da Itália.

Para começar, 2 anos após a copa do mundo vemos essa movimentação acontecer. O que mudou no nosso futebol após o fatídico 7 x 1?

A CBF continua enrolada em suas confusões nas páginas policiais – na verdade, os casos aumentaram. Não há novidade sobre as competições, não existe uma gestão clara sobre o futebol brasileiro. A CBF perdeu 6 contratos de publicidade – e ganhou somente um. Nenhuma novidade sobre as mídias do futebol. Um embrião de novo torneio foi criado, a Primeira Liga. Mesmo com o sucesso do púbico nos estádios, o torneio foi neutralizado pela própria CBF e a idéia de se tornar independente não foi tão bem sucedida.

Os clubes continuam com dívidas. Embora tenham negociado com o governo nova forma de negociação a partir do PROFUT. A gestão das arenas, as táticas dos treinadores. A preparação de novos talentos. A comunicação dos clubes com seus torcedores.

Estádios cada vez mais vazios.

Arenas em passo de se tornarem elefantes brancos no pós-copa do mundo.

Cúpula da CBF enrolada com a polícia.

Os problemas são muitos e a bola continua rolando…

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.