Gestão

Ronaldo Fenômeno, um fenômeno também nos negócios

Ronaldo, um fenômeno também nos negócios

Listamos os vários negócios do Fenômeno –  e o resultado é impressionante

Se tornar um jogador de futebol é o sonho de muitas crianças. O ídolo Ronaldo Luiz Nazário de Lima teve uma carreira gloriosa e gravou seu nome entre os maiores do mundo. Depois, encerrou a carreira e mergulhou no mundo dos negócios. Entretanto, gerir uma carreira fora dos campos não é fácil. Para quem está envolvido com marketing, verificar como pessoas conseguem ser bem-sucedidas é como analisar cases de sucesso. Contando ao seu favor o prestígio pessoal, Ronaldo Fenômeno é um monstro dos negócios.

Marketing Esportivo: Tudo o que você precisa saber

Negócios vão de time de futebol até agência de marketing esportivo

Após sua aposentadoria, em 2011, Ronaldo atuou como embaixador do Corinthians, função que exerceu até 2013, recebendo 150 mil reais/mês. E passou a se dedicar ao ramo empresarial: fundou a 9ine, uma empresa de marketing esportivo responsável por gerenciar carreiras de esportistas. Contudo, o craque anunciou sua saída em meados de 2016. Ainda em 2011, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, confirmou que ele seria membro do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Outro investida foi atuar como presidente do Fort Lauderdale Strikers, time da NASL – espécie de segunda divisão dos EUA. Mas, em 2017, ele deixou o clube. Além da estagnada no investimento e na evolução do time, nos EUA não há acesso e descenso, o que deixou o jogador particularmente frustrado por estar fora da elite.

Ronaldo também faturou como jogador. De Poker! Garoto propaganda da PokerStars desde 2013, Ronaldo já vinha participando de torneios, sem sucesso. Mas a maré mudou quando ele se saiu muito bem no Main Event do PokerStars Caribbean Adventure. Ele terminou na 26ª posição entre 816 participantes e faturou a bagatela de R$ 100 mil.

O ex-craque de Real, Milan e Brasil é também proprietário do Campus R9-Taquara, um prédio de seis andares na Universidade Estácio de Sá, no RJ. E também dono da clínica Fisio R-9, também no RJ, e trata vários atletas.

Ronaldo Fenômeno revela que está em busca de novo clube para comprar e define país como alvo

Em 2015, Ronaldo Fenômeno se uniu a Carlos Wizard Martins e juntos lançaram uma franquia de escolas de futebol. Inspirada na vida do jogador, a metodologia da Ronaldo Academy foi pensada para utilizar a prática do futebol. Tudo baseado nos pilares do desenvolvimento, formação e educação de crianças e jovens, dentro e fora do campo. Além disso, designada de “DNA Fenomenal”, a metodologia tem como base objetivo, maturidade, educação, eficiência, foco e disciplina. E é ensinada aos alunos de forma adaptada para cada faixa etária. Já são 23 unidades no Brasil e 1 nos EUA. Seu objetivo é ter 100 escolas em operação até 2020.

2017 começou bem

Em 11 de janeiro deste ano, Ronaldo assumiu o controle acionário da Octagon Brasil, agência de marketing esportivo. Ronaldo será apenas investidor, deixando a operação da empresa para Gabriel Lima, Alexandre Leitão e Frederico Pollastri como executivos. Foi uma boa jogada após sair da 9ine. O craque conseguiu manter sua atuação com uma agência, onde manteve as características da empresa na entrega. E claro, na gestão de cliente e na excelência em consultoria, gestão de projetos e produção de eventos.

No decorrer do ano, contudo, o ex-jogador Ronaldo Fenômeno entrou para os esportes eletrônicos. Ele comprou parte do CNB e-Sports Club e tornou-se sócio da organização, fundada em 2001. É o primeiro clube de e-sports do Brasil a ter investimento de uma personalidade de esportes convencionais. Com o investimento, ele entrou no negócio com outros dois investidores, André Akkari, famoso jogador de pôquer e campeão mundial da modalidade, e Igor Trafane Federal, diretor-executivo da Brazilian Series of Poker (BSOP). Os três passaram a ter 50% da organização e se juntam aos sócios-fundadores. São eles os irmãos Cleber “Fuzi” Fonseca e Carlos “Fury” Júnior.

Da mesma forma, somando-se ao business, Ronaldo Fenômeno também empresta sua imagem para programas de televisão e ações beneficentes (como no jogo entre amigos de Ronaldo vs amigos de Zidane).

Ronaldo Fenômeno agora é cartola

O artilheiro da Copa de 2002 agora é presidente e sócio majoritário do Real Valladolid, da primeira divisão espanhola. Em setembro de 2018, o Fenômeno adquiriu 51% do clube espanhol pelo equivalente a 30 milhões de euros, algo em torno de 141 milhões de reais. A chegada de Ronaldo levou um incremento significante em todos os aspectos relacionados ao clube. Por exemplo, a venda de camisetas, coincidindo com a mudança do patrocinador esportivo para Adidas, cresceu exponencialmente. Na temporada passada, houve uma ocupação média de 80%, mais que o dobro do que há dois anos, na segunda divisão. Essa porcentagem crescerá mais nesta temporada, pois o clube já conta com cerca de 21 mil carnês vendidos, um recorde.

No entanto, na primeira temporada, a equipe lutou até a penúltima rodada contra o risco de rebaixamento. Se acontecesse o rebaixamento, diminuiria os valores ganhos com direitos de TV. Agora, para a segunda temporada (2019-20), o ex-atacante acredita que equipe vai se consolidar no campeonato nacional. Além disso, é meta disputar uma vaga na Liga dos Campeões dentro de 5 anos.

E o avanço na cartolagem não para por aí. Então, no radar do craque, está a compra de outro clube. Tudo leva a crer que será um clube em Portugal.

De acordo com uma estimativa da Forbes, Ronaldo ganhou cerca de US$ 250 milhões de dólares entre salários e patrocínios durante sua carreira. Em outras palavras, um fenômeno.

Imagem: Catherine Ivill/Getty Images

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.