Os clubes invadem as plataformas de música digital. Saiba quais já têm suas listas

futebol música digital via streaming

Clubes entram na moda da música por streaming

A música sempre desempenhou um papel importante no esporte, ajudando atletas e fornecendo hinos para torcedores no meio esportivo. Agora a música digital via streaming entra em campo.

Os fãs de música poderão aproximar-se ainda mais do  Bayern de Munique e dos jogadores com listas de reprodução e conteúdos exclusivos. Especialmente pela Apple Music. A partir de canções inspiradoras para ouvir em qualquer ocasião, haverá música para todos desfrutarem ao longo da temporada. O acordo foi assinado no final de janeiro de 2017. A lista de reprodução da equipe está disponível para os torcedores. Além de conteúdos exclusivos e vídeos, a Apple Music também será o serviço de música escolhido pelo Bayern. “Seven Nation Army” como primeira música da lista é a escolha perfeita!

Pioneiro no Brasil, o Palmeiras acertou sua playlist com o Spotify. No perfil oficial do clube já é possível encontrar playlists de atletas do elenco, como: #FernandoPrass1, As 25 mais tocadas pelo Rafa Marques e #RógerGuedes23. Outras canções, como as utilizadas pela TV Palmeiras e até o que era moda em 1999, quando o clube conquistou a Copa Libertadores, também serão temas de playlists no perfil.

No Spotify é ainda possível ouvir uma lista com hinos dos clubes de futebol (particularmente, eu adoro).

Corinthians fez uma parceria com o Napster. Conhecido por ser uma antiga plataforma para downloads, o Napster se reinventou. Agora, deu vida a fechou com o Corinthians e assina suas listas de músicas.  Foi criada uma plataforma personalizada do clube, com conteúdo específico alvinegro e todo o catálogo da empresa. São 36 milhões de faixas de 180 gêneros.

Deezer também se faz presente.

O Manchester United anunciou no final de 2016 uma parceria inédita com a Deezer, uma das principais plataformas do mundo. Como parceiro global, a Deezer agrega à experiência do usuário nos canais do Manchester United, e os fãs terão acesso a mais de 43 milhões de faixas e 40 mil arquivos de conteúdo de áudio mais amplo, como podcasts. Os fãs do United também poderão ouvir as playlists dos jogadores e as que serão montadas especialmente para dias de jogos no Old Trafford, estádio do time. E ainda terão a oportunidade de experimentar a integração entre o site do Manchester United e o aplicativo da Deezer.

O Barcelona também fechou uma parceria com a Deezer para levar o som do Barça aos fãs do gigante do futebol. Como parceiro musical oficial, a Deezer disponibilizará mais de 100 canções para os fãs de música e futebol que representam o espírito do clube Catalão. E também as faixas que incentivam as grandes estrelas do time para os jogos. Nos dias de jogos, playlists oficiais serão disponibilizadas com a trilha sonora das partidas. Todo esse conteúdo estará disponível em um canal exclusivo chamado The Sound of Barça. Esse espaço será o lugar perfeito para os fãs ficarem mais próximos de seus heróis através da música.

A idéia é sim muito boa. Diferente e criativa, misturar música e futebol nessa iniciativa é uma interação bacana com o torcedor. E mais: gera mais visibilidade e, com bons encaixes, publicidade. Então, quais os benefícios? A resposta é o acordo comercial com uma plataforma de alcance global. Mas, vamos além: estreitar laços com os torcedores e mantê-los em ambiente que inspire o futebol. Música e futebol são duas paixões nacionais com milhões de fãs que desejam ficar mais próximos de seus ídolos.

 

Deixe uma resposta