Marketing

Relacionamento digital no esporte: é preciso saber explorar

relacionamento digital no esporte 

Um tema recorrente a todos que estão envolvidos com marketing esportivo, hoje, é o uso da internet e das redes sociais pelos adeptos do esporte.

É notório que a interação virtual aumenta a cada dia. O relacionamento digital no esporte envolve o clube, pode envolver a marca e tem como exercício impactar os seguidores.

Você certamente faz uso das redes sociais. O mundo está cada vez mais conectado e o ambiente da internet revela-se um mundo de oportunidades. Clubes e atletas ganham visibilidade a todo instante, com números de seguidores aumentando consideravelmente e a interação ganhando mais espaço.

Um estudo divulgado pela BBC Brasil relata que em 2014 que para cada hora que um computador pessoal ficou conectado à internet, 16 minutos foram utilizados para acessar conteúdo de redes sociais, o que corresponde a 27% de todo o tempo que os usuários passaram online. Ou seja, os olhos estão atentos aos passos da rede e, com isso, ditam tendências.

O relacionamento digital no esporte deve ser explorado

Um número grande de negócios no esporte está pronto para ser explorado. É preciso ter o conceito definido, equipe de trabalho preparada e estratégias estabelecidas. Acima de tudo, um usuário pode ser multiplicador de conteúdo. E gerar conteúdo é sempre o desafio. Contudo, este conteúdo tem que ser original, envolvente e criativo. A interação de clubes e atletas com os torcedores facilita o engajamento que as redes proporcionam. A proximidade da torcida faz com que o dinamismo das informações crie cada vez mais seguidores.

A marca aparece, aliada ao clube ou ao atleta, desde que lide bem com ativação e saiba gerar impacto nos seguidores. Desta forma, os principais pontos a serem avaliados são:

  • Ter uma noção de etiqueta básica na internet;
  • Baixo custo que envolve esse tipo de ação;
  • Engajar o torcedor e tornar funcional a comunicação.

Engajamento é a chave

Ter muitos seguidores é essencial? Ou melhor ter seguidores específicos e interagir com eles? Obviamente, em se tratando de rede social, contar com os dois itens, é ótimo. Devemos sempre observar o engajamento e o feedback que uma conta em qualquer rede social deve ter.

Essa relação deve ser cautelosamente observada. Vivemos uma “realidade virtual”, o brasileiro passa cerca de 42% do seu tempo de lazer nas redes sociais, conferindo novidades no Facebook, Twitter e Instagram. E as pessoas ao se relacionarem estão preparadas para dizer suas verdades, mas não estão acostumadas (leia-se preparadas) para ouvir o que têm de ouvir.

Basta ver como os clubes têm se relacionado com seus torcedores. Por exemplo, em caso de derrota em um jogo, em geral, a posição dos clubes nas redes sociais é não se manifestar. Nem mesmo um pedido de desculpas. Em outras palavras, um grande erro cometido hoje é usarem uma linguagem padrão. Ou tentam linguagem mais “divertida” ou apenas noticiam formalmente. É preciso conter um pouco o abuso dos ”memes”.

Lembre-se que com o avanço das redes, o aumento das ferramentas ideais para ter o controle necessário do envolvimento com números está nessa iniciativa. Fechar os olhos para esse nicho é estacionar na década passada. A tecnologia é uma grande aliada. E a interatividade, uma grande força.

Imagem: Site

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.