Livros, filmes e séries de marketing esportivo

Livros e filmes sobre gestão e marketing esportivo

Neste espaço você vai encontrar livros, filmes, séries e outras obras de gestão e marketing esportivo. Portanto, você não vai ver uma resenha copiada. Vou passar as minhas impressões do que eu vi e como a obra me ajudou. Acho mais autêntico. Certamente, tenho algumas boas coisas para compartilhar.

Até 11/06/2020, temos listados: 11 livros, 4 filmes e 6 séries.

Vamos lá:

 

Livros:

 

Marketing Esportivo – Francisco Paulo de Melo NetoLivro Marketing Esportivo - Francisco Paulo de Melo Neto

Quando li esse livro eu já era formado. Eu já tinha procurado muito sobre gestão e marketing esportivo. Mas mesmo assim é um livro que eu recomendo fortemente. Primeiro, porque o livro é mais teórico, passeia facilmente por conceitos e atende bem pontos cruciais do que procuramos. Depois, porque com ou sem experiência, é muito importante aliarmos a base teórica com experiência. É preciso ressaltar que este livro é bem teórico. Ele vai te ensinar muito sobre conceitos da gestão e do marketing esportivo. Então, para que você que procura algo com mais teoria e mais informação relevante, está aí a dica.

 

Livro Marketing Esportivo - A Bola não entra por acaso

A Bola não entra por acaso – Ferran Soriano

Lugar comum quando falamos em gestão e marketing esportivo. Trata-se também de um Best Seller. Contudo, pensei muito se escreveria ele aqui, porque todos recomendam. Mas como foi um livro empolgante para mim, faço questão de falar sobre esta obra. Ferran Soriano foi CEO do Barcelona e conta de forma direta todos os segredos da virada de chave do clube: como o time conseguiu mudar de patamar e se tornar um gigante. Entretanto, romantização a parte, é bom entender nas entrelinhas que até o acordo de televisão influenciou positivamente o clube. O livro relata o Barcelona do final da década de 90 com Van Gahl, passa por Rijkaard com a meteórica passagem de Ronaldinho e termina com legado de Pep Guardiola. Muito bom.

 

livro Nunca Faça a Primeira Oferta

Nunca faça a primeira oferta – Donald Dell

Li em 2012. Um amigo que trabalhava comigo tinha o livro e me recomendou. Achei curioso, principalmente por se tratar de negócios no esporte. Não imaginava – na verdade nunca parei pra pensar – que houvesse uma literatura assim. Na época, eu trabalhava com captação de patrocínio em uma agência de marketing esportivo. Eu o li em 2 dias. Sensacional a conduta do autor e a narração por trás da busca de melhores contratos para seus agenciados. É mais focado no mercado americano, claro. Mas é muito ler sobre técnicas de negociação e que pode ser um aprendizado para quem está na área. Ideal para quem está no mundo das negociações.

Liderança – Alex Ferguson

Li este livro e achei que seria uma massagem de ego no Sr. Ferguson. Ledo engano. Ele passa por vários pontos interessantes da sua vida, conta histórias em famílias e muitos acontecimentos de bastidores. O livro confirmou a ideia – ao menos para mim e creio que para uma grande maioria – que Ferguson era durão, rígido de poucos risos. Bastante fã da disciplina, Sir. Alex Ferguson conta muitos detalhes de sua personalidade e como se tornou campeão.

 

 

Moneyball – Michael Lewis

Tal qual o filme, o livro conta a história do gerente geral Billy Beane, um homem audacioso e que ama o beisebol. Eu gostei muito do filme (vi antes de ler) mas o livro é ainda mais sedutor. Tudo porque Beane utiliza de fundamentos para gerenciar o Oakland Athletics. E nesta obra os detalhes são mais aprofundados. Ele passa a se basear em números. Pensa no time como um todo ao contratar e dispensar atletas. Todas as métricas de gestão tem um número por trás de suas decisões. Mas não se engane com as aparências. Mesmo quem não gosta de beiseboll pode ler tranquilamente.

 

 

A Marca da Vitória – Phil Knight

Essa autobiografia do fundador da Nike é bem envolvente. Mas não espere segredos incríveis antes nunca revelados. Phil Knight conta a história de fundação do Swoosh. Por exemplo, como foi a ideia do nome Nike e o porquê do logo. Além disso, Knight conta os perrengues que passou com a construção do que viria a ser o seu império. Vale o registro de que ele conta, de fato, o início da marca ou seja, não aprofunda para essas últimas décadas. Ótimas passagens sobre qualidade do produto, escolha de logística e claro, branding.

 

 

 O Lado Sujo do Futebol – Amaury Ribeiro Jr , Leando Cipoloni, Luiz Carlos Azenha e  Tony Chastinet

Se você ama mesmo futebol e o esporte, este livro pode fazer você ter outra visão sobre. Vale pela investigação, vale pelas histórias. Alguns trechos, sinceramente, deram nojo em mim. Algumas tramóias por parte de João Havelange e Ricardo Teixeira são mostradas com detalhes. Além de contar esses detalhes, há também no livro cópias de documentos importantes que comprovam as denúncias.

 

 

 

Transformando Suor em Ouro – Bernardinho

Incansável. Campeão. Metódico. Bernardinho é sem dúvidas um grande vencedor. Neste livro ele conta seus segredos e como transformou a Roda da Excelência em metodologia de sucesso. Além disso, Bernardinho é disciplinado – logo, é um exemplo. Dá para se ter uma ideia de como ele estuda e o que ele estuda. Por que eu estou indicando este livro? Porque além da evolução do vôlei, Bernardinho ensina como gerir e motivar um time.

 

 

Onze anéis: A alma do sucesso – Phil Jackson

Por não ter tantos livros de gestão em específico, como foi Moneyball ou A Bola não entra por acaso, temos mais um livro biográfico com histórias de um campeão. Trata-se de Phil Jackson, o supercampeão da NBA. Manager de times que contavam com estrelas como Michael Jordan e Kobe Bryant. Phil baseia seu trabalho de gestão no respeito entre todos os liderados, muita disciplina e práticas comuns entre os comandados.

 

 

 

Futebol 100% Profissonal – José Carlos Brunoro e Antônio Afif

Brunoro foi um homem forte da Era Parmalat no futebol brasileiro nos anos 90. Contudo, toda a bagagem acumulada permitiu que ainda nos dias de hoje ele escreve sobre a profissionalização do futebol. Ótimo para gestão de competições.

 

 

 

 

 

Manual do Patrocínio – Pippa Collett e William Fenton

Do original The Sponsorship Handbook, esse livro pode abrir e muito a sua menta sobre captação de patrocínio. É muito comum o Ataque receber pedidos de patrocínio e captação. Recebemos todos os meses e-mails de profissionais da área solicitando ajuda para isto. Além disso, recebemos perguntas sobre montar um processo para isso. É possível ter muitos insights com este livro. Outro livro que recomendo para você aumentar sua base de conhecimento profissional.

 

 

 

 

 

Filmes:

 

Maldito Futebol Clube (2009)

Ótimo filme que remonta a história de Brian Clough. Recomendo este filme porque gostei da reviravolta de Brian com o Leeds e, posteriormente, a passagem pelo Nottingham Forest.

 

Money Ball – O homem que mudou o jogo (2011)

Brad Pitt é Billy Beane, o manager de um time de baseball. Para quem gosta de gestão, é um filme legal sobre a montagem de um time na competição. Da mesma forma de Maldito, Billy é um gestor. E precisa

Holligans (2005)

Ok, não é sobre gestão nem sobre marketing esportivo. Mas é um ótimo passatempo. 🙂 Divirta-se. Elijah Wood, é um jovem americano na Inglaterra passando por aventuras com os hooligans do West Ham.

Coach Carter – Treino para a vida (2005)

O filme faz parecer aquele famoso clichê da reviravolta esportiva. Porém, este filme é baseado em fatos reais. Uma faculdade com uma estrutura bastante limitada, na periferia americana. Samuel L. Jackson apavora com liderança e gestão de time. Quer entrar no time? Você tem que assinar um contrato que, além de jogar pelo time, você tem que estudar. Eu recomendo que você estude. Você vai querer entrar para o time do Carter!

 

Séries:

 

Last Dance – (Último Arremesso)

Incrível. Simplesmente incrível e merecedor de todos os elogios. A série retrata o incrível Bulls de Michael Jordan, um dos maiores times do esporte. Os bastidores daquele time, com administração de egos, montagem de time e casos de negociações de Jordan com Nike e Gatorade. O foco se concentra na última temporada, quando a expectativa pelo tri campeonato e 6º título do Bulls desafia o time. Histórias e personagens se misturam com vários fatos. Além disso, imagens da época – algumas inéditas – dão o toque de ouro à toda produção. Algumas polêmicas pós surgiram, como alguns atletas envolvidos dizendo que “não foi bem assim”. São 10 episódios que eu tenho certeza que você vai ver em um dia.

Onde assistir: Netflix
10 episódios

Adidas x Puma – Irmãos e Rivais (Rivals Forever)

Uma mini série, na verdade, com 4 episódios. Começa no inicio dos anos de 1900, atravessa a segunda guerra mundial e mostra como foi o nascimento de duas das maiores marcas do mundo. Certamente você vai se impressionar com a história. Eu assisti pelo Now da Net Tv a Cabo. Portanto, se você tiver o serviço por alguma operadora, verifique pelos arquivos da Globosat, mais precisamente no canal GNT.

Onde assistir: GNT/Globosat
4 episódios

El Presidente

Inspirada no Fifagate, esta série surpreende pelo lado que muito lembra a vida real. O futebol sul-americano é retratado aqui com negociatas, enrolações. Gostei também, porque em meio a tantas séries que temos nos diversos canais, ela consegue envolver o futebol de uma forma atual, com boa interpretação dos atores.

Onde assistir: Amazon Prime Videos
8 episódios

Club de Cuervos (Club de Cuervos)

Divertida e despretensiosa. Você vai definitivamente torcer pelos mexicanos Cuervos. Entretanto, não espere uma aula de gestão. Entre os livros e filmes de marketing esportivo aqui listados, não é difícil encontrar sugestões. Por exemplo, dificilmente você vai ver uma série aprofundada em gestão. Mas voltando ao Club de Cuervos, a série já passou para a 4ª temporada. Isabel e Chava herdam um clube mediano em Nueva Toledo, México, após a morte do proprietário do clube. O dono do Cuervos é pai dos protagonistas. E várias situações vão acontecendo com o clube, em confusões que são comuns para quem acompanha o futebol. Mas é engraçado ver como os dois se metem nessas enrascadas e precisam driblar os problemas. Gostei da 1ª e 2ª temporada. 3ª e 4ª já não curti.

Ondeassistir: Netflix
4 temporadas – em média 12 episódios p/ série

MatchDay Inside – Barcelona

Se você sonhou conhecer os bastidores de uma equipe campeã você não pode perder essa série. Ela é rica em rotina dos craques, concentrações e reuniões. Há um capítulo para falar até da rivalidade com o Real Madrid. Contudo, como tem a produção do Barcelona, não espere do registro alguma polêmica. Essa série representa uma revolução por ser criação do BARÇA STUDIOS, unidade do clube responsável por produzir conteúdos de primeira linha para as principais plataformas globais de streaming, além da novíssima BARÇA TV+. É o clube consciente de que entramos em uma era em que o jogo em si será apenas parte do conteúdo a ser oferecido para seu público. Um mundo com um potencial de geração de receitas gigantesco.

Onde assistir: Netflix
8 episódios

All or Nothing | Manchester City (Tudo ou Nada | Manchester City)

A defesa do título do Manchester City já está em andamento, mas os fãs têm a chance de reviver uma temporada recorde de 2017/18. Mesma promessa do Match Day do Barcelona: entrar nos bastidores do clube durante a temporada. Bônus? Entender um pouco mais como funciona a cabeça de Pep Guardiola.

Onde assistir: Amazon Prime Vídeos
8 episódios

 


 

Para mais dicas e sugestões de Livros e Filmes de Marketing Esportivo: thiago@ataquemarketing.com

Quer mais dicas? O que pretendemos com o Ataque é fazer com que você aprenda mais. Conheça mais cases. Veja mais soluções. E claro, mais do mundo esportivo. Aqui temos alguns cursos que podem te ajudar

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe: