Endomarketing no esporte: como as empresas utilizam essa estratégia?
Saiba como grandes e pequenas empresas utilizam eventos esportivos para engajar, integrar e motivar suas equipes com ações de endomarketing.
Assim como acontece em tempos de Copa do Mundo ou de Olimpíadas, muitas empresas já se preparam para uma novidade em 2019. O Campeonato Mundial de Futebol Feminino pela primeira vez na história terá cobertura em TV aberta – a Rede Globo comprou com exclusividade os direitos de transmissão do torneio. E como as empresas tem usado o Endomarketing no esporte como ferramenta de integração e motivação de equipes.
Além disso, a Copa América será sediada no Brasil. O que também deverá atrair a atenção do público para a seleção brasileira.
A transmissão dos jogos pode ser uma excelente maneira de engajar equipes. E claro, realizar ações promocionais para o público interno – parceiros e colaboradores. Utilizar o esporte como ferramenta de marketing interno pode trazer ótimos resultados para a performance da empresa ao promover a integração, facilitar a comunicação e os laços internos. É o que chamamos de endomarketing esportivo – um conceito que já vem fazendo sucesso entre empresas das mais diversas áreas.
Veja alguns exemplos reais de empresas que já trabalham desta maneira:
Agência Mirum
A agência Mirum possui sede em São Paulo e Curitiba. A direção vai espalhar diversas TVs pelas salas e flexibilizar os horários. Além disso, vai promover um bolão entre as equipes, com prêmios e incentivos.
Mais do que isso. A agência também pretende realizar um pequeno torneio interno de futebol feminino. E claro, vai ter direito a juiz, torcida e premiação para o time vencedor.
Graças a ações deste tipo, a agência se mantém entre os primeiros colocados no ranking de melhores agências para trabalhar da Great Place to Work.
Netshoes – Copa Nets
Video:
O campeonato interno da Netshoes é coisa séria, e em 2019 já está indo para sua segunda edição.
Em 2018 aconteceu no gramado da Vila Belmiro. Com direito ao uso dos vestiários oficiais, entrada em campo, gravações em vídeo com narração. Enfim, tudo que um fã do esporte já imaginou viver um dia.
Sem esquecer que a bola rola de verdade e a competição envolve todas as áreas em uma disputa saudável. Isso rende assuntos e brincadeiras para o ano inteiro.
Outras ações envolvendo o esporte
As empresas possuem realidades muito diferentes, mas o endomarketing esportivo pode ser trabalhado por empresas dos mais diversos perfis, portes ou áreas de atuação.
As possibilidades são muitas:
- Decoração de ambientes – uma maneira eficiente de definir a atmosfera da empresa e engajar os colaboradores no clima das competições;
- Bolão personalizado – é possível criar o bolão da empresa, agregando pontuações individuais e também por equipes, divulgando parciais com os melhores e piores palpites, promover premiações;
- Álbum de figurinhas – uma ação que costuma gerar grande “barulho” e integração entre colaboradores, especialmente por remeter as pessoas a uma época em que elas mesmas colecionavam e buscavam a todo custo completar seus álbuns. Um álbum personalizado, onde as figurinhas são os próprios colaboradores, que distribuem suas fotos e buscam os demais para completar suas páginas é uma ação com ótimos resultados;
- Campeonato de videogame – uma ação que não exige grandes investimentos, espaço ou mesmo tempo, já que a organização permite realizar torneios sem que a mobilização seja simultânea. Ideal para empresas com múltiplas sedes em diferentes cidades;
- Ambientes de descompressão – salas ou áreas externas montadas especialmente para momentos de descanso e relaxamento, as famosas salas de jogos – estudos mostram que este tipo de ambiente contribui para o bem-estar e que são melhor utilizadas quando os colaboradores percebem que a empresa de fato se preocupa e investe neste espaço, indicando que é bem aceito e faz parte da cultura da empresa.
Conclusão – Todo mundo gosta de esporte, nem que seja pra torcer
Ainda que alguns possam ter bronca de um ou outro esporte, todo mundo gosta de fazer parte de um time. Todo mundo gosta torcer pelo colega ou azarar o outro. Além disso, o esporte é saudável e promove experiências memoráveis. Por isso, empresas de todo o Brasil usam o esporte como pretexto, como ferramenta de integração e motivação de equipes.
O nome que damos a este tipo de ação é Endomarketing Esportivo – e 2019 é um ótimo ano para experimentar na sua empresa, com 2 torneios fantásticos já no próximo mês, a Copa do Mundo de Futebol Feminino e a Copa América, sediada no Brasil.
—
Imagem: Ilha do Silício
Quer dicar de livros, filmes e séries sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: