Marketing

Barcelona nas mídias sociais: 1 bilhão de interações. Qual o segredo?

Barcelona nas mídias sociais

Interação e engajamento: qual o segredo do Barcelona impactar tanto nas redes sociais

Enquanto no Brasil os clubes ainda trabalham ranking de mais seguidores, o Barcelona tem muito a ensinar. É claro que um clube com dimensão global conta a favor. Contudo, o Barcelona nas mídias sociais usa ingredientes elementares que servem de exemplo para outros tantos clubes.

De acordo com dados da Crodwtangle e Hootsuite Analytics, o Barça é o clube com mais interações com os usuários nas mídias sociais. O número? Mais de um bilhão de interações na temporada 2018/19. Atrás dos espanhóis, vem o Manchester United (916 milhões). Em seguida, o Liverpool (754), a Juventus (749) e o Real Madrid (636) numa comparação entre likes, compartilhamentos e comentários sobre as equipes.

É o Instagram onde a maioria das interações acontece. Com 963 milhões delas, ninguém se compara aos catalães. No Facebook, o Barcelona está em segundo, com 82 milhões de interações, onde, desta vez, o Man United sai na frente (102), enquanto impulsionado pela campanha vencedora da Liga dos Campeões, o Liverpool está no topo da árvore do Twitter.

mini_1920x1080_Grafica-GRAL_fener-eng

 

Pontos fundamentais que geram engajamento

Mesmo com um público gigante, é certo que o Barça conhece bem o seu público. Mas para quem escrever e como escrever? A dimensão de um clube como esse é global! Entretanto, é certo que o clube tem mapeado o seu público. Isso é muito importante para passar a mensagem certa. Outros pontos que considero fundamentais:

  • Comunicação personalizada – Conhece seu público e, para cada postagem, ele é alcançado. O Barça sabe passar o recado na medida certa. A agência do clube sabe promover um jogo, identificar os jogadores com a torcida e ter uma linguagem leve. Além do mais, foge da tradicional maneira veículo da imprensa.
  • Conteúdo direcionado, interagir com regiões – clube com dimensão global consegue falar com públicos segmentados. Inevitavelmente, podemos ver pelo Instagram o clube gerando conteúdo para diferentes países/regiões. O torcedor que está distante aprova.
  • Jogadores envolvidos com as publicações – caracteriza mais a exclusividade do conteúdo. O jogador personifica a paixão do torcedor em campo. E é ali que o conteúdo ganha mais valor.
  • Qualidade relevante e atrativa – Sem criatividade, não tem jogo. Mas isso não significa ter um perfil engraçadinho. É preciso enxergar qualidade e aliar a interatividade. Bons quadros, temas e roteiro, obviamente, também contam.

O Barcelona nas mídias sociais ataca com conteúdo relevante

Por meio de muito esforço, o clube gera conteúdo para cada mídia, entendendo suas particularidades e com foco na interação e engajamento.

É impossível desvincular o lado estratégico para alcançar esse número. Em julho deste ano, o clube inaugurou a Barça Studios, um espaço com mais de 2 mil metros quadrados ao lado do Ciutat Esportiva Joan Gamper que servirá para a produção, criação e distribuição audiovisual de todo conteúdo relacionado ao clube, incluindo um espaço de realidade aumentada. Neste aspecto, houve ainda a completa reformulação da Barça TV, considerado seu próprio canal do televisão.

Esses fatos mostram com exatidão o alcance global e de protagonista que Barcelona assumiu no cenário esportivo. Inclusive, a semelhança nos últimos anos dão conta disso, pois seja qual for a esfera (mídia, mercadológica, financeira ou desempenho) o clube é sempre comparado com as principais equipes da NFL, NBA e MLB.

Vertical-RESUM_XXSS-MOBIL-ENG

Imagens: Site do Barcelona

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.