Conteúdo no esporte | Como gerar e ser relevante no meio digital
O que é e por que gerar conteúdo?
Conteúdo é todo material produzido (textos, vídeos, ebooks, podcasts e etc.) através de uma estratégia inerente ao Marketing que objetiva atrair pessoas através de relevância. O Conteúdo pode ser útil desde o momento que ele é atrativo. O conteúdo pode entreter, responder dúvidas, educar. O grande poder do conteúdo é engajar o seu público. O conteúdo não promove a marca explicitamente, mas atrai o público-alvo ao trazer soluções para suas dores, tornando-se uma autoridade confiável no tema.
Por isso gerar conteúdo é relevante. Estávamos bem acostumados a consumir conteúdo através de emissoras de televisão, jornal ou outro meio que tivesse uma estrutura capaz de compreender essa produção. Hoje, qualquer um pode gerar um conteúdo. É preciso que ele disponibilize para tornar o conteúdo público.
Segmentar conteúdo
Saber lidar com o contrário e as críticas é um desafio. Isso faz parte da pluralidade da comunidade. No caso das críticas, nem todo conteúdo vai agradar o seguidor. Sobre segmentação, a visão tem que ser profunda.
Diferentes públicos tem diferentes interesses. Com o entretenimento esportivo também é assim. É preciso entender o que o público quer ver. Crianças, geralmente, têm pouca – ou nenhuma paciência – para conteúdos de táticas, técnicas e até mesmo de bastidores.
Contudo, determinadas faixas de público precisam ser lembradas. Como um todo, deve-se pensar no interesse do público de acordo com o que o chama atenção. Torcedores que fazem parte de outras localidades, torcedores de diferentes faixas etárias. O marketing esportivo pode segmentar o conteúdo para gerar oportunidades de negócio no mundo dos esportes, de acordo com o público. Pense sobre o que o público quer ver.
O conteúdo dentro do funil
O funil é importante para focar em conversão. Pensando em um funil real, o topo tem área maior e serve para atrair o seu público. No caso do conteúdo no esporte, o topo do funil não existe porque o clube já atrai por si só. O meio do funil é importante para chamar o torcedor para uma ação. E o fundo do funil é para ser específico sobre o tema. O funil de marketing segue essa ideia: começa com alto número de possíveis clientes e, no final, consegue extrair os mais qualificados.
É necessário entender a necessidade do consumidor e oferecer material relevante, atraindo-o de forma voluntária e fornecendo todas as informações para ele. Notem que toda campanha de seguidores feita pelos clubes ganha muito mais aderência quando precedida de uma live, vídeo, entrevista, melhores momentos, artigos, etc.
O que fazer com o conteúdo no esporte
É preciso gerar conteúdo de forma constante para que o público se mantenha engajado.Conteúdo chato/cansativo
A disputa é pela atenção.
Recentemente, a Netflix declarou que seu grande rival não é a Amazon, nem outra plataforma de streaming. Seu grande rival é o game Fortnite. Eles disputam o tempo que o consumidor fica em frente a tela.
Competir pela atenção do público faz parte de um desafio muito simples: engajar o seu próprio público nas ações do seu clube. Entretanto, produzir é importante conforme o desejo do torcedor.
Neste caso é impensável que time x pode competir com time y, certo? Errado. O conteúdo livre deve engajar e trazer uma base sólida de amantes do futebol que podem finalmente monetizar. É claro que torcedor rival, aficionado, só se importa com seu time. Mas há vários meios de engajar uma base maior.
Engajamento como métrica
Número de seguidores é uma meta de vaidade. Mas o que importa mesmo é o engajamento. E qual tipo de engajamento você pode proporcionar? Por exemplo, compartilhamentos, likes, comentários. E depois, pode direcionar o torcedor para venda de produtos.
Como despertar o desejo no torcedor para faze-lo consumidor. Ter muitos torcedores… mas ele consomem o clube? Portanto, relacione o conteúdo a produtos da loja, sócio torcedor ou outros meios de monetizar.
Nenhum clube vai aumentar torcedor pelo conteúdo. Pensar nisso é uma ilusão. Não se pode também comparar com um Barcelona: clubes também têm objetivos diferentes. Embora, pode-se conseguir inspiração.
É preciso monetizar o conteúdo. E estamos entrando de vez nesta era.
—
Imagem principal: europeangaming.eu
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: