Marketing

Código de diversidade na Inglaterra criado por clubes da Premier League

código de diversidade

FA lança código de diversidade com 19 clubes da Premier League

A Federação Inglesa de Futebol (FA) anunciou esta terça-feira a criação de um código de diversidade no futebol inglês. O Código tem o objetivo de integrar mais pessoas de gêneros e etnias diferentes nas estruturas dos clubes profissionais. O Código de Diversidade da Liderança no Futebol da Federação de Futebol é uma tentativa de corrigir um desequilíbrio flagrante de que “os clubes e as estruturas de apoio fora do campo não refletem a crescente diversidade étnica e de gênero observada em campo”. O código voluntário foi assinado por 19 clubes da primeira divisão, sendo o Southampton a única exceção.

A Inglaterra e mais 22 clubes – 19 da EFL e três do Campeonato Feminino não afiliados a clubes profissionais – disseram que vão adotar o código. Os clubes que concordarem com isso deverão cumprir as metas de recrutamento para cargos em todo o esporte, desde o nível executivo até o coaching.

Sobre o código de diversidade

O código exige que 15% dos novos contratados em cargos de liderança sênior sejam negros, asiáticos ou de ascendência mista. Além disso, 30% dos novos contratados serão mulheres.

Os processos de recrutamento também serão alterados de acordo com o código, com no mínimo um candidato negro, asiático ou de herança mista a ser incluído na lista de candidatos para qualquer função, caso cumpra os critérios do cargo.

Southampton fala sobre sua não-participação

Southampton afirma que concorda com os princípios do código, mas se sente confortável por não ter se inscrito. Os dirigentes do clube sentem que não tiveram tempo suficiente para avaliar o código antes de seu lançamento. Contudo, o clube disse que apoia totalmente os objetivos do Código de Diversidade de Liderança no Futebol. Mas, neste momento, o clube considera rever o processo de adesão e como será o momento.

Paul Elliott, presidente do Conselho Consultivo de Inclusão da FA e força motriz por trás do código, disse que proporcionaria uma “ação tangível” que “impulsionaria a mudança. Em outras palavras, acreditamos que a introdução do Código de Diversidade da Liderança no Futebol sinalizará uma mudança de longo prazo para o futebol inglês”, disse ele.

Existem apenas cinco dirigentes negros, asiáticos ou mestiços entre os 92 clubes da liga inglesa, sendo Nuno Espírito Santo dos Wolves o único representante na Premier League.

Imagem: www.manchestereveningnews.co.uk/

Você está pronto para mais sobre gestão e marketing no esporte? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.