VAR: profissionalização da arbitragem pode trazer melhoria do uso
Em meio ao disputado campeonato Brasileiro 2020, o futebol tem dado foco a recentes polêmicas graças ao uso do VAR. Nosso esporte precisa mais do que o VAR: profissionalização da arbitragem. Antes de tudo, você confiaria uma grande máquina da sua empresa para alguém que não tenha uma grande qualificação?
Algumas pessoas da imprensa levantam a bandeira que o VAR chegou para atrapalhar. Oras, o VAR é uma máquina. Por muito tempo o torcedor reclamou da arbitragem. Além disso, pouca coisa mudou. O VAR AJUDOU lances capitais a serem esclarecidos. Os erros foram corrigidos em sua grande maioria.
Vou discordar do professor . VAR não é necessário ao jogo. Poderia ajudar, mas só está atrapalhando https://t.co/crBnQWUfMS
— Arnaldo Ribeiro (@ArnaldoJRibeiro) November 26, 2020
Teria sido a sala do Varciba? Ouvindo comentários externos televisivos?!
— André Plihal (@plihalespn) November 25, 2020
Funciona o VAR . E a profissionalização da arbitragem?
Contudo, pedir que o árbitro seja profissional é dar mais condição de trabalho ao profissional, valorizar a competição e tratar o produto como negócio. E a CBF tem recursos. Ano passado ela faturou mais de 900 milhões de reais.
A ferramenta é a mesma usada e aprovada na Europa. Então, pensemos fora da caixa. Se a ferramenta é a mesma, por que toda essa polêmica por aqui? Um fato digno de nota é que lá fora já houve erro também. Em junho deste ano, Nyland, do Aston Villa, parece entrar com bola e tudo, enquanto jogadores do Sheffield United pedem o gol. Erro craso! Paciência. Vamos passar por isso para reparar vários erros que aconteciam. É um preço que se paga. A implementação de uma nova tecnologia, por algum momento, vai falhar.
É obvio que o VAR tem que ser usado em lances capitais. Um chip na bola pode decidir determinado lance. Por exemplo, se a bola entrou ou não. Mas é preciso o uso da ferramenta.
O VAR é uma ferramenta. Precisamos profissionalizar a nossa arbitragem. Insisto. Os profissionais da categoria ainda são amadores, têm um segundo emprego e se preparem fisicamente muito em conta própria. No entanto, enquanto você tem amadores no comando, não espere resultados excepcionais.
—
Foto: VAR | profissionalização da arbitragem
Saiba TUDO sobre gestão e marketing no esporte: Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | Youtube
Compartilhe: