E-mail marketing para o sócio torcedor | Tudo o que você precisa saber
A estratégia do e-mail marketing no esporte
Vou compartilhar algumas ações que aprendi trabalhando com sócio torcedor de grandes clubes brasileiros. A primeira pergunta que todos fazem é: e-mail marketing ainda funciona? Funciona. Basta usar boas práticas. Muito do que se faz no e-mail marketing para sócio torcedor é preciso testar.
O e-mail marketing é uma estratégia usada para se comunicar com seus contatos, leads ou consumidores através do e-mail. Alguns profissionais têm receio dessa ideia por achar ultrapassada ou invasiva demais. Até poderia ser encarado como algo negativo, já que até pouco tempo era comum a compra de listas frias de contatos. Dessa forma, você enviava materiais para quem nunca tinha ouvido falar da sua marca e tentava vender algo que a pessoa também não conhecia.
Quando o clube se comunica com o torcedor através do e-mail, a receptividade pode ser positiva. O torcedor está sempre de portas abertas para receber um comunicado do clube. Isso o faz sentir parte do clube. Além do mais, o torcedor já está cansado de receber várias malas diretas, boletos e correntes via e-mail, não é mesmo? O que vai determinar o sucesso aqui é o tipo de comunicação. Contudo, se o clube insistir na mala direta de patrocinadores, a estratégia será um fracasso. Fuja disso! É preciso pensar e criar um conteúdo relevante, que atraia e interaja com o torcedor.
Estratégia no e-mail marketing para o sócio torcedor
A estratégia pode sair barata, na verdade, com um CRM (ou um software para o disparo de e-mails) o restante é praticamente mão de obra. E estabelece um relacionamento com possíveis clientes e engaja seus leads. Há aqui um grande potencial de alcance. Isso porque se sua base de dados for grande, fazer o disparo para esses indivíduos é missão do software. Algumas mensagens em massa são essenciais para estratégias. Para complementar, a comunicação é mais rápida.
Neste artigo, eu conto a estratégia que eu utilizei e, além disso, os resultados obtidos.
Metrificar os dados envolvidos
Importante. Meça tudo o que você fizer. No e-mail marketing existe boas práticas. Não há uma fórmula certa. Isso não é ciência exata. Repetir o que está sendo bem feito e tomar como lição o que não encaixou. Posso garantir que essa foi uma das melhores escolhas que fiz. Os principais KPI’s (indicadores chaves de performance) que uso são:
- Taxa de abertura do e-mail;
- Porcentagem de clique;
- Taxa de cliques por abertura e;
- Descadastros.
Sendo assim, eu vejo quais eram os objetivos. Se é a quantidade de renovações de sócios, vendas de nova camisa, cadastro em determinada ação.
Como escrever o melhor e-mail marketing?
A primeira coisa que aprendi é que você precisa chamar a atenção do torcedor com um título chamativo para os seus e-mails. Contudo, não se esqueça de ser honesto. Lembre-se da confiança. O clube é do torcedor e ele se sente o dono. Qualquer coisa que você escreva que não seja de bom tom, ele vai reclamar. Voltando ao chamativo, você precisa pensar como o torcedor seria despertado a abrir aquele e-mail. Em outras palavras, isso vai fazer com que a abertura do e-mail seja positiva.
As ferramentas de CRM e/ou gerencimento de disparo de e-mails permitem que você personalize o nome do torcedor. Use! O torcedor gosta de ser notado pelo clube. Por exemplo, ele vai ver o time do coração chamando ele pelo nome. E vai se encantar com isso, se sentir notado.
Seja objetivo. Embora o e-mail ainda funciona, escrever demais não dá certo. Textos objetivos, com mensagens certeiras. Uma mensagem mais enxuta não significa que está errado. Pelo contrário, significa que você está otimizando o tempo do leitor. Não se esqueça de escrever corretamente e, dependendo do contexto você pode usar uma linguagem mais formal (avisos e comunicados) ou pode ser mais descontraído (após uma vitória ou clima de festividade).
Usar call-to-action é recomendável. CTA’s são botões que indicam alguma ação (exemplo: clique aqui e baixe material X). Eles indicam uma possível conversão, caso seja utilizado. Acima de tudo, estamos falando de business. Lembre-se disso.
Relacionamento com patrocinadores
Reservei um capítulo especial para falar sobre isso. Os dados são muito valiosos. O que podemos tirar como lição? Mas com a LGPD, o e-mail pode ser um material intrusivo. Sem a permissão da pessoa, você terá problemas ao enviar um e-mail. Além do mais, uma prática comum que vi em um clube do exterior (eu assino várias listas de e-mails de times mundo afora) é que ele usa a base de contatos que ele possui para mandar mala direta do patrocinador. Certamente, a taxa de rejeição dos e-mails que eles enviam deve ser alta. Além disso, eu não duvido que ele tenha uma alta taxa de cancelamento de assinatura da lista de e-mails. Isso é a pior coisa que pode acontecer.
Primeiro porque é um possível consumidor que você perde e que poderia se relacionar com ele. Segundo que porque se o torcedor opta por sair do seu banco de dados, significa que ele perdeu a confiança na comunicação do clube. Mas recuperar essa confiança é muito difícil.
Dica? Faça conteúdos pertinentes, pensando na jornada do cliente. Um plano de saúde patrocina o clube? Que tal fazer um conteúdo sobre jogadores que saíram do DM, ou ccmo está o preparo físico dos jogadores e até curiosidades sobre performance de velocidade deles. Em seguida, faça um conteúdo sobre bem estar. Em outra oportunidade, leve os benefícios do plano de saúde para o torcedor. Dessa forma, você consegue atrair organicamente o torcedor, sem fazer uma tradicional propaganda para o torcedor que não pediu isso.
Dicas fundamentais
Para a estratégia funcionar, é preciso:
- Saber operar uma ferramenta de CRM ou um software para disparar os e-mails;
- Fazer teste A/B;
- Segmentar a base: diferentes públicos tem diferentes interesses;
- Títulos chamativos (sem apelação);
- Torcedores querem fazer parte de um todo. Aproveite e comunique-se com seu público.
- Sempre mantenha práticas de bom uso. Exemplo: coloque o botão para descadastrar.
Sucesso no envio do e-mail marketing para o sócio torcedor, você vai precisar de tempo para colher resultados.
—
Saiba TUDO sobre gestão e marketing no esporte: Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais:
Facebook | Twitter | Instagram | Youtube
Compartilhe: