Ativação de patrocínio: tudo o que é preciso para ativar um patrocinador
Tudo o que você precisa saber para ativar um patrocínio
Um dos desafios de todo profissional que está envolvido na gestão ou no marketing esportivo é dominar a ativação de patrocínio. Em primeiro lugar, devemos trabalhar conceitos. Patrocinar é investir no esporte. É dar apoio ou mesmo o suporte para uma equipe, um atleta ou um torneio. Este suporte, geralmente, vem com incremento de receita. Pode haver um troca de benefícios, mas desde que as partes entendam que há vantagem mútua.
De acordo com a definição do nosso vocabulário, o patrocínio ocorre quando uma marca ajuda a financiar um clube, um evento ou uma entidade e oferece apoio. Em troca de visibilidade, propaganda ou outro benefício. Todo patrocínio precisa estar alinhado com os objetivos de comunicação da empresa e ter estratégia para atingir os objetivos e o ROI (return on investiment).
Ativar o patrocínio é usar os atributos do patrocinado para conquistar, fidelizar, engajar e encantar seus clientes, através de experiências impactantes com a sua marca.
Moeda de troca na ativação de patrocínio
“Para cada 01 dólar investido em Patrocínio, deveria ser investido 02 dólares em ativação”. Proporcionar uma experiência única para os envolvidos é fundamental para garantir o sucesso de qualquer investimento. Ao segmentar um público consumidor ativo por meio de ativações de marca e campanhas de comunicação, a marca é elevada para um próximo nível.
Ativar um patrocínio é fazer com que os clientes, o público-alvo, não apenas conheça sua marca. Mas tenha experiência com seus serviços, produtos, valores, através de ações diferenciadas. Através dessa experiência, seja por ações de relacionamento, experimentação de produtos, ações de guerrilha, etc., é que as empresas impactarão e fidelizarão seus potenciais clientes.
Estratégias para ativar um patrocínio
- Alimentar as redes sociais com conteúdo relevante;
- Lançamento do patrocínio junto a modalidade esportiva;
- Engajar o público com clubes e atletas – A ideia é ir além da imagem do atleta, pensando em como ajudar as pessoas a ter uma vida mais prática através da tecnologia;
- Foco na experiência – aproveitar momentos para o torcedor experimentar itens ou vivenciar emoções;
- Agregar ensinamentos que possam trazer valor para o torcedor.
Muitas vezes, uma peça publicitária pode gerar o buzz necessário. Foi assim com a Nike, antes da Copa de 1994.
Seguimos o caminho democrático. Há cada vez mais espaço para ideias criativas e inovadoras.
—
Imagem: optimy.com
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo com detalhes e vídeos? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:
Facebook | Twitter | Instagram | Youtube