Copa do Mundo Feminina é ativada pela Nike e rebate preconceito
Campanha da Nike retrata preconceito sobre o futebol feminino contando a história da jogadora Andressa
“Nada contra as bonecas, era só que eu preferia a bola”. Campanha da Nike para ativar a Copa do Mundo Feminina que inicia no próximo dia 7 de junho. A empresa usou a atleta brasileira Andressa Alves para estrelar a campanha.
Veja a peça:
Atitude. O vídeo da Nike relata a história da jogadora Andressa Alves em sua infância, ganhando várias bonecas assim como a maioria das garotas são presenteadas quando pequenas. Entretanto, frustrada pelo fato de nunca ganhar as bolas que tanto pedia, a opção que ela encontrou na época foi transformar suas bonecas em algo que realmente era de seu interesse: as cabeças das bonecas viraram as primeiras bolas de futebol da futura craque.
O comercial mostra o preconceito que as mulheres sofrem nesse ramo desde crianças: enquanto os meninos podem livremente sair na rua e jogar bola, a garota precisava sair escondida e ainda jogar com a cabeça de uma boneca.
Mensagem é clara e certeira
O mote da campanha é excelente para a conquista do espaço da mulher. E casa justamente com a transmissão do torneio pela TV Aberta. Embora surjam questionamentos sobre a qualidade do futebol praticado, vale ressaltar que qualquer comparação não é justa. O futebol masculino perdura por anos. E somente dando oportunidade para a categoria é que o espaço será conquistado. Mas nunca é tarde para começar.
Copa do Mundo Feminina de Futebol
A competição será disputada entre 7 de junho e 7 de julho, e tem ganhado um status inédito na história do futebol feminino. No Brasil, a Globo transmitirá os jogos da seleção brasileira ao vivo pela primeira vez.
—
Imagem: Nike/Divulgação
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: