Super Bowl: o comercial pró-imigrante da Budweiser
Budweiser lança comercial para o Super Bowl desafiador
A Budweiser apostou em um anúncio emocionante para o Super Bowl, que ocorrerá agora em fevereiro. Mas dessa vez, não será um dos temas light. No atual clima político de hoje – onde estão sendo discutidos sanções para imigrantes nos Estados Unidos – o comercial é afiado, patriota e certeiro a quem deve ser endereçado: um comercial pró-imigrante.
Lançado de forma on-line antes do domingo do SuperBowl, “Born the Hard Way” é um filme de 60 segundos que conta a história de imigrantes. Adolphus Busch, um mestre cervejeiro da Alemanha, faz uma viagem perigosa para a América em meados de 1800. Confrontado com o viés anti-imigrante e superando uma adversidade tremenda, ele consegue trilhar seu caminho para St. Louis, onde ele junta forças com outro imigrante, Eberhard Anheuser. O resto, como dizem, é história.
Engajamento
O engajamento de uma marca num tema que gera muita polêmica deve ser muito bem planejado. Uma palavra mal colocada e toda uma campanha pode ir por água abaixo. Neste caso, não parece que a Budweiser está disposta a enfurecer seu grande – e fiel – público. Ao contrário. Toda a controvérsia gerada pelo tema dá brechas para a defesa dos imigrantes, ainda mais nos Estados Unidos, onde milhares de famílias são oriundas da imigração. E essa discussão vai além do imigrante legal e imigrante ilegal. Atletas e clubes ainda estão cautelosos quanto ao tema, mas já começam a verbalizar suas opiniões. Recentemente, Moh Farah (bi campeão olímpico no atletismo) usou o facebook para se posicionar sobre.
Naturalmente, a empresa não enfatiza abertamente a natureza política oportuna do comercial. Mas a mensagem do curta-metragem – além do claro objetivo de vender cerveja – não pode ser ignorada. Não custa lembrar do alcance significativo que tem as mensagens comerciais durante um dos maiores eventos do planeta. Dirigido por Chris Sargent e filmado em Nova Orleans, o comercial lembra que, sim, os imigrantes são quem sempre fizeram a América grande.
Para assistir o comercial veja vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=7ZmlRtpzwos
[…] No ano passado, o destaque ficou para a Budweiser e o comercial pró imigrante. […]
[…] No ano passado, o destaque ficou para a Budweiser e o comercial pró imigrante. […]