Neymar e o futuro pós-Copa 2018
O nosso ponto de vista sobre a carreira de Neymar neste pós Copa
Neymar, hoje, está com a imagem arranhada. Definir Neymar e o futuro reservado ao jogador é uma tarefa complicada, sem pensar em superar o atual momento. Ainda é ídolo. E possui uma boa quantidade de conquistas dentro do futebol. Mas um jogador como ele não pode levar tantas “pedradas”. Por quê? Resposta Simples. Neymar é jogador de alto rendimento. Assina campanhas publicitárias, aos montes. Exemplo para crianças.
Para se recuperar, basta fazer o que sabe bem: jogar bola. As atitudes em campo com as constantes quedas irrita quem gosta do esporte. E o grande problema vem mesmo do staff que o acompanha. Que busca a todo instante mimar o jogador. É preciso dar um basta nisso e amadurecer.
O exemplo pode vir de outro ídolo. Em 2006, Cristiano Ronaldo foi muito julgado pelo seu comportamento em campo. Na época, CR7 era considerado badboy, mais interessado em marketing próprio. Na Copa do Mundo de 2006 foi muito criticado pelo incidente durante as quartas de final, contra a Inglaterra. Rooney foi expulso após pisar no português Ricardo Carvalho. O árbitro da partida foi pressionado justamente por Cristiano Ronaldo, colega de Rooney no clube inglês. Na época o lance pegou mal pro Gajo, foi acusado de ser o x9. Rooney e Cristiano jogavam juntos no United. Hoje, ele é (quase) uma unanimidade. Seu prestígio é total, tem 5 bolas de ouro, títulos aos montes.
Neymar e o futuro no PSG
Real Madrid: dois problemas estão em pauta, caso ocorra uma transferência. (Embora eu ache difícil que aconteça).
Sair do PSG seria péssimo para ele. Primeiro porque sairia com apenas uma temporada no clube. Vendido do Barcelona para o Paris Saint-Germain por 222 milhões de euros (cerca de R$ 822 milhões), o craque brasileiro Neymar é o jogador mais caro da história do futebol. A transação foi concluída de julho para agosto de 2017. O jogador faturou o Campeonato francês, a copa da frança e a copa da liga da frança. 3 títulos em um ano. Mas é pouco. Pouco pelo valor da transação. E é uma verdade: Neymar sairia devendo. Pouco pela expectativa do time. Na Champions o time sucumbiu ao Real Madrid, nas oitavas. Prêmio individual: nenhum.
Uma possível ida ao Real queimaria o filme do jogador com o barça ir para o rival é péssimo. Tudo bem que a saída forçada do Barcelona já não deixou boas impressões com a torcida catalã. Se o Neymar se transferir pro Real, acho que enterra de vez sua história, até então, boa com o time azul grená.
Gerenciamento de crise
É inegável que o pós Copa está sendo terrível para o Neymar. Ficou devendo em campo. Achincalhado nas redes sociais, a brincadeira do #neymarchallenge com as pessoas caindo só serviu para debochar ainda mais da situação. E o craque ficou, de fato, no alvo.
Contudo, esses últimos dias, o craque do PSG acenou que pode dar a volta por cima. De acordo com o globoesporte.com ele entrou na brincadeira que criaram para debochar.
“É falta!” Neymar posta vídeo com #ChallengeDaFalta pic.twitter.com/2IjALYYlwf
— globoesportecom (@globoesportecom) 19 de julho de 2018
É um ponto positivo. Saber lidar com a crítica mais ferrenha. Entrou no clima da brincadeira.
Mas ainda é pouco.
Capacidade para reconquistar sua posição no futebol, Neymar tem. Neymar e o futuro do seu futebol dependem disso. Resta saber se vai amadurecer as atitudes, depois de tanta crítica.
É dar a volta por cima. E o futebol, sempre foi a melhor resposta.
—
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Leia mais: Neymar foi o jogador mais citado no Twitter durante a Copa
Leia também: Os campeões da Copa no Twitter estão aqui