Gestão

O Mineirão se reinventa e busca alternativas de receitas

Mineirão

Um caminho muito comum que tomamos no marketing esportivo é sempre pensar nas atividades alavancando um time de futebol. Invariavelmente, queremos impulsionar ações dos times – e geralmente o time que torcemos – e esquecemos de outros tópicos com um interessante potencial em ativação. Tentando ir além dos clubes para o tema desse trabalho, resolvi conversar com um ícone do esporte brasileiro. Embora bem identificado ao futebol, espero fugir um pouco da associação clube-torcedor. A conversa foi com um símbolo de todas as torcidas de Minas Gerais: o Mineirão!

A realidade do país hoje apresenta uma série de questionamentos em respeito as arenas que foram construídas para a Copa. Algumas delas, a população aposta na transformação para o temido “elefante branco” e cair em desuso. Esse não parece ser o caso do Mineirão. Procurei saber sobre o que o estádio apresenta a respeito de ações, ativações e eventos que vieram após a Copa do Mundo e que estão por vir com as Olimpíadas. O ideal – penso – é tornar o estádio um empreendimento autossustentável, e que no fim das contas, traga retorno à população.

Mineirão Tribuna

Trata-se do novo espaço de convivência e entretenimento mais acessível aos públicos mais diversificados dentro do maior palco do futebol mineiro. Com um ambiente moderno, a área apresentará várias atrações em um novo conceito para assistir ao futebol. O objetivo é trazer novas experiências para o público, sempre com a presença de atrações musicais, praça de alimentação com food trucks, bares exclusivos e ambiente climatizado.

Um atrativo para as mães no Mineirão Tribuna é o Espaço Kids, com monitores e diversão para as crianças. “É um novo conceito para assistir futebol. Toda a estrutura do projeto foi pensada para garantir conforto e segurança em um ambiente para toda família”, afirma o diretor Comercial do Mineirão, Samuel Lloyd. “O Mineirão Tribuna vai elevar a experiência do torcedor no Gigante da Pampulha. Aliando futebol e diversão, pretendemos oferecer uma experiência exclusiva no melhor ambiente do estádio. Isso tudo sem perder a emoção de ver o seu time jogar”, finaliza.

Confira o bate-papo com Rivelle Nunes, responsável pela comunicação do Mineirão:

1 – Como o Mineirão tem se preparado para as Olimpíadas? Quais atrações estão programadas dentro e fora da Arena e como esperam receber o público?

São poucos os estádios no mundo com o privilégio de receber as duas mais importantes competições do esporte mundial, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos. E o Mineirão estará nessa seleta lista a partir do dia 3 de agosto. Vamos receber jogos dos torneios feminino e masculino de futebol. Desde o início do ano há uma equipe da Rio/2016 trabalhando no estádio, trocando informações com a nossa equipe sobre a operação do Mineirão e como recebemos grandes públicos. Sobre as atrações, é preciso aguardar uma formalização dos organizadores dos jogos sobre o que está sendo preparado. Mas, certamente, nós, como bons mineiros, receberemos os turistas estrangeiros e de outros locais do país com a nossa tradicional hospitalidade e, principalmente, com muito profissionalismo.

2 – Quais os acordos comerciais e de patrocínio foram relevantes para o Mineirão?

O Mineirão está passando por um novo momento. Após completar 50 anos, o estádio entrou em uma nova era. Hoje trabalhamos com um reposicionamento forte de marca, que tem como objetivo retomar o sentimento de pertencimento do Mineirão, resgatando sua força de marca como grande patrimônio de Minas Gerais.

Alguns contratos importantes de patrocínio já foram celebrados com o estádio, mas hoje estamos em conversa com novos parceiros que representam marcas e produtos que possuem forte sinergia com o Mineirão.

3 – Há algum trabalho feito para divulgar o Mineirão para quem é de fora de MG e do Brasil? Além da rede social como é feito a aproximação com o torcedor? E para quem vem ver as Olimpíadas no Mineirão? 

O trabalho de divulgação e contato com o torcedor acontece por meio de várias plataformas e canais de comunicação. Atualmente utilizamos as redes sociais, ouvidoria, assessoria de imprensa e a mídia tradicional de forma ativa e integrada para levar informação e conteúdo sobre o estádio Mineirão. Quando o assunto é informação operacional, as redes sociais têm se destacado com alta taxa de retorno e interação por parte do frequentador do Mineirão, seja em jogos, eventos ou shows. Entendemos que as informações hoje circulam com grande velocidade e essas ferramentas são de extrema importância para atender nosso público. Em breve inauguramos novo site, que será moderno e dinâmico, outro importante canal de comunicação com o torcedor/cliente.

4 – Recentemente, algumas ações com música foram oferecidas ao público. Como isso agregou em valor para marca do estádio e na aproximação com o público?

O Mineirão Tribuna é um dos produtos novos do estádio. A iniciativa pretende elevar a experiência do torcedor no Gigante da Pampulha aliando futebol e diversão. A festa tem acontecido um espaço de convivência e entretenimento dentro do maior palco do futebol mineiro. Grandes atrações musicais, praça de alimentação com food trucks, bares exclusivos, espaço dedicado às crianças e ambiente climatizado trazem um novo conceito para o torcedor assistir aos jogos. Temos oferecido uma experiência exclusiva a uma parcela exigente de frequentadores do estádio, no melhor ambiente do Mineirão. Isso tudo, claro, sem perder a emoção de ver o seu time jogar.

Imagem principal: Site do Mineirão

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.