Bayern e agência digital própria. O que podemos aprender com isso.

FC Bayern funda o FCB Digital & Media Lab. O rumo digital dos clubes pode passar por conteúdo próprio
Para quem acompanha o que escrevemos, sabe que somos a favor do desenvolvimento de conteúdo ativo. E sabe que defendemos que os clubes devem tomar essas rédeas. O conteúdo é uma poderosa ferramenta para interagir e atrair público qualificado destinado para um fim. Naturalmente, o ganho é o engajamento orgânico. A iniciativa do Bayern e agência digital própria demonstram que o caminho da geração de conteúdos pelos próprios clubes toma uma proporção incrível no cenário. E isso é ótimo para todos nós.
Devemos lembrar que clubes de futebol tem engajamento próprio. Um público fidelizado pela paixão é o suficiente para agitar a interação entre clube e torcedor. Mas é preciso pensar além. Quando você engaja torcedores de outros times, com conteúdo relevante – isso é possível! -, o clube chama atenção de marcas. E criar conteúdo para marcas também pode estar na perspectiva.
Esta semana, meados de maio de 2018, o Bayern fez um importante pronunciamento. O clube confirmou que vai lançar o FCB Digital & Media Lab GmbH como uma subsidiária na geração de conteúdos próprios. O diretor Karl-Heinz Rummenigge foi pontual: “A medialização e a digitalização são cruciais para o futuro do Bayern. Com o lançamento de uma agência digital e de mídia, queremos reunir o nosso know-how e forças para alargar ainda mais o papel de liderança desempenhado pelo clube nesta área.” O presidente do time bávaro acrescentou: “Estamos convencidos de que o FCB Digital & Media Lab nos ajudará a manter nossa competitividade no cenário internacional, à luz dos enormes recursos derivados da TV.”
Analisamos o Marketing Digital pelo Brasil, com um especialista. Veja.
Bayern e agência digital
A iniciativa do Bayern mostra que um clube pode ser uma plataforma eficaz de conteúdo. Inclusive no âmbito digital. Obviamente, há uma forte estrutura montada. O FCBayern opera o seu próprio centro de processamento de dados em associação com o patrocinador principal Deutsche Telekom. E há uma infraestrutura dedicada de software e TI com o parceiro SAP. Além disso, o Bayern aproveitou a oportunidade do projeto para atualizar a infraestrutura de front-end do site, aplicativos móveis e loja online. Tanto na área de processamento de dados como no front-end, o clube bávaro já não é um licenciado de terceiros, mas sim o proprietário da sua própria infra-estrutura, que está a ser continuamente desenvolvida.
As áreas a serem combinadas no FCB Digital & Media Lab incluem atividades editoriais (mídia social, website, TV, impressão), produção, marketing digital e CRM, plataformas digitais e inovação digital, TI e tecnologia, além da operação da saída FC Bayern TV Live. O Bayern e agência digital mostram isso.
Os alemães serão expostos a grandes mudanças até 2025. E estarão mais parecidos com grupos corporativos que operam diversos negócios. Os clubes brasileiros precisam sair de suas arcaicas estruturas. Quem não se reinventar perderá grandes oportunidades. Ficará obsoleto na comunicação. É hora de pensar em novas oportunidades.
É um caminho natural, para mais interação, maior engajamento e maior poder de atração de marcas. Falta ainda os clubes brasileiros despertarem e entender que o investimento em departamento de marketing monetiza. Para ganhar, é preciso investir. E o retorno é positivo para os cofres do clube, e para os torcedores.
—
Veja mais: Se inspire em vídeos impactantes criados pela publicidade no esporte para gerar conteúdo.