Bayern e Google, o que temos a aprender?
Desempenho no Google: Bayern no topo
Em recente estudo, a agência de marketing digital Web-netz (agência alemã) examinou a visibilidade dos 36 clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2 no Google. Resultado: apenas algumas equipes alemãs usam a otimização de mecanismo de busca (SEO) ou a publicidade de mecanismos de pesquisa (SEA). Isso se aplica tanto ao marketing das suas lojas on-line (e-commerce), quanto aos sites dos clubes.
Leia mais: Marketing Digital no esporte
A Webnetz analisou a visibilidade do mecanismo de busca dos sites usando o Sistrix Visibility Index (SI) em dezembro de 2017. Na análise temos quanto os clubes usam termos de busca de grande volume quando buscam mais presença online. Na Bundesliga, o Bayern de Munique foi o destaque. Em 2016, o clube mudou seu domínio de fcbayern.de para fcbayern.com. Como resultado, o índice de visibilidade caiu significativamente (veja o quadro abaixo da relação Bayern e Google). Estratégico. Com o .com o clube ganhou novo alcance global.
Os vários clubes profissionais de futebol não fazem o uso de SEO. E inúmeras oportunidades de marketing on-line não são exploradas. Vários usuários procuram jogadores no Google. Eles vão pesquisar em “Transfermarkt.de” e outros portais. Ou ainda preferem as redes sociais dos profissionais do que o site do clube.
Fonte: Sistrix
O que é tráfego orgânico?
É quando fazemos uma busca nos mecanismos de busca da internet e os resultados aparecem de forma natural. São os conteúdos que não são impulsionados.
O que é SEO?
Otimização para os mecanismos de busca. De forma mais crua, podemos dizer que são técnicas utilizadas em conteúdos na internet para você ganhar posições de destaque nas páginas do Google e demais sites de buscas.
Então a relação Bayern e Google significa dinheiro direto ao caixa do clube?
Não! A relação não é direta. O clube pode ativar mais marcas, pode dar mais visibilidade e ter mais argumentos de vendas ao pensar na mídia espontânea que os parceiros comerciais podem ter ao associarem sua marca com a de um clube que tem boa visibilidade na web.
Qual o benefício dessa estratégia para os clubes?
Em um mercado cada vez menos pró-ativo, em que as ações dos clubes estão todas voltadas para o humor em rede social e algum número de informações pelo site, essa deveria ser uma saída para aumentar a visibilidade do clube na internet, através da geração de conteúdo relevante e atrativo.
Por quê fazer uso disso?
Simples. O comportamento do torcedor – e logo o do consumidor – mudou. Hoje, o torcedor quer saber mais sobre o seu time. A namorada do torcedor quer saber onde pode comprar um presente. O filho do torcedor que saber mais informações sobre o clube – para conversar ou se informar.
—
Análise do Google: apenas doze dos 36 clubes usam SEA
Não é só a otimização do mecanismo de busca da Bundesliga – de acordo com o estudo da Web-net (download aqui) – que ainda precisa de melhorias. Mesmo os anúncios para sua própria loja online, ainda são pouco usados pelos clubes. Apenas 12 dos 36 clubes da Bundesliga e da Bundesliga 2 já fizeram anúncios do Google através das ofertas do Google Adwords ou do Google Shopping.
Quando se trata de publicidade de motores de busca (SEA), o Bayern trabalha muito bem. O clube bávaro usa o Google Adwords e o Google Shopping. Portanto, utiliza consultas de pesquisa da concorrência de lojas online.
Urge se adaptar a era do SEO e SEA. Por um lado: necessidade. E por outro: alcance. A relação Bayern e Google captou isso. Mais visibilidade, mais torcedores vendo vídeos, lendo textos, mais chances de monetizar. O que as marcas querem é aparecer. Associar a marca ao futebol pode significar uma chance grande Infelizmente, o cenário é ainda ver os nossos clubes insistindo em humor em rede social.