Collab entre marcas dita novo conceito em moda esportiva
Collab ou colaborações entre marcas é uma realidade no universo da moda. As marcas enxergam essas parcerias como grandes oportunidades de marketing e geração de novas receitas, além de ser mais uma forma de ampliar o alcance de seus produtos. A união com influenciadores também é uma estratégias que desperta o lado criativo desses players.
O esporte vem se aproveitando desse plano e criando suas colaborações entre clubes de futebol, ligas e marcas de diferentes segmentos. Um dos destaques anunciados ao longo de 2019 foi a colaboração entre a Budweiser – cerveja oficial da NBA, com a marca Piet para o lançamento de roupas com o melhor do lifestyle inspirado nos jogadores da liga. Uma excelente estratégia de conectar marcas em prol de valorizar elementos específicos do universo do melhor basquete do mundo e ditar novas tendências.
No futebol, a Juventus apresentou seu quarto uniforme para a temporada 2019/20, graças a parceria entre Adidas e a marca britânica Palace Skateboards. O destaque em verde limão e laranja evidência a logo das marcas, no número e nome dos jogadores, além do patrocínio da Jeep – tudo isso em contraste com o preto e branco tradicional da Velha Senhora. Inclusive, o clube foi além da visibilidade tradicional e explorou uma nova identidade visual em suas mídias sociais para ressaltar a importância de integrar um trabalho de marketing on e offline.
Ainda dentro de sua estratégia, a Adidas firmou uma parceria com a grife italiana Prada para o lançamento de dois modelos de tênis que não terá gênero e valoriza as principais qualidades das duas marcas. O nome da linha Prada for Adidas destaca um projeto de fusão entre a moda clássica em uma linha genuinamente esportiva.
Brasil apresenta collab com a Umbro
No Brasil, a marca Reserva Woodpeckers criou o próprio uniforme para seu time de futebol com a colaboração da Umbro. Conforme dito em seu site oficial, “o mascote é, obviamente, o Pica-Pau e, suas penas, o brasão da equipe“. O estilo casual esportivo vem para se alinhar a atmosfera britânica. E usa o Collab na prática.
Esse exemplos mostram que existe um grande espaço para explorar a colaboração entre diferente marcas e segmentos. O exemplo da Budweiser/Piet com a NBA é um claro avanço que a liga se dispõe a ditar novas tendências e extrapola o conceito de lifestyle. A criatividade é um dos principais elementos para a conexão entre os players e soa como um dos motivos para as novas campanhas, principalmente se houver ideia de “edição limitada”. Ao final, a geração de novas receitas é óbvia nessa relação “ganha-ganha”.
—
Imagem principal: reprodução Instagram da Juventus
Imagens secundárias: reprodução Budweiser/NBA
Imagens secundárias: reprodução Instagram da Juvetus
Imagens secundárias: divulgação Prada for Adidas
Imagens secundárias: usereserva.com
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: