Conteúdo esportivo: oportunidade para clubes estreitarem laços
Conteúdo é hoje o responsável por mais atração em plataformas digitais
Nos dias de hoje, para um clube conquistar mais audiência nas plataformas digitais é preciso ter, sobretudo, conteúdo de qualidade. Entretanto, para fazer um conteúdo é preciso ser criativo para alcançar a qualidade. O conteúdo esportivo é responsável por atrair e converter o seu torcedor.
A assessoria esportiva tem dado lugar ao conteúdo esportivo.
Neste campo, 3 pilares estão sendo preponderantes no marketing esportivo:
1 – Relacionamento
2 – Experiência
3 – Conteúdo.
Alguns clubes brasileiros começam a estruturar esses pilares, conseguindo, enfim, enxergar uma oportunidade de interagir com o público, engajar seus torcedores e claro, monetizar. Contudo, as empresas também precisam tomar iniciativa. Usar o esporte como plataforma de ação de marketing, melhorando sua visibilidade pode ser um virada de chave nas ações tradicionais porém já batidas.
Cenário do conteúdo esportivo é favorável
É importante observar como os clubes passam a tentar ainda mais o conteúdo como forma de relacionamento e fazer o torcedor viver o clube internamente. Da mesma forma que é impensável colocar milhões de torcedores dentro do clube, o canal digital pode proporcionar aos torcedores experiência satisfatória sobre o dia a dia do clube.
Pegue o exemplo do Barcelona que tem uma agenda definida e faz com que o clube seja atração através de: dia-a-dia, rotina do clube, ex-jogadores, institucional e, claro, matchdays.
O público do futebol é fiel. O que os clubes precisam entender é que devem atrair os simpatizantes. Porque o maior ativo de um clube pode vir mesmo da sua torcida.
Oportunidades
Vale a reflexão
Entre os fãs do Brasileirão Série A, Série B e Copa do Brasil, 63% têm intenção de comprar produtos e/ou serviços de empresas que patrocinam plataformas esportivas, é o que revela os dados do Ibope/Repucom.
As marcas têm os dados que precisam.
O clubes precisam tornar atraente suas redes, interagindo com seus torcedores e buscando novas formas de monetização.
—
Foto: Sports Media Sox
Assine o canal do Ataque no Youtube
Leia mais: Análise sobre a eliminação do Santos na Libertadores: de quem é a culpa?