Marketing

Facebook terá transmissões de partidas da Champions League

Facebook terá transmissões de partidas da Champions League

O Facebook deve adquirir os direitos brasileiros para transmitir a principal competição do futebol europeu, a Uefa Champions League

O Facebook vai “substituir” a Globo. A emissora da Liga dos Campeões no país, não entrou na disputa pelo ciclo de direitos de três anos. De acordo com o UOL, o que foi acordado com a Interactive Sports, é fazer com que a gigante das redes sociais mostre a competição por três anos, a partir de 2018/19. Facebook terá transmissões de partidas da Champions League e podemos analisar algumas coisas.

Ao que tudo indica, a retirada da Globo se deve ao aumento de custos para a emissora manter os direitos de outras competições. Isto vai desde a principal competição de clubes da América do Sul. Incluindo a Copa Libertadores, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série A.

A Turner Sports, através do Esporte Interativo, manteve os direitos de TV paga no Brasil para a competição por mais três anos. O processo para o novo acordo de direitos não está totalmente concluído, mas o UOL afirma que os “vencedores já estão definidos e não serão alterados”.

A distribuição de jogos entre Facebook e Turner ainda está por ser decidida, embora haja a possibilidade de que as duas partes negociem um acordo para compartilhar jogos.

Facebook terá transmissões de partidas da Champions League

O acordo se baseia nos direitos adquiridos na América do Sul.  A empresa ganhou em maio os direitos para mostrar os jogos da Copa Libertadores de 2019-2022.

No ano passado, o Facebook fez um lance de US $ 600 milhões pelos direitos da Premier League, mas perdeu para a 21st Century Fox.

Comportamento do torcedor

Voltamos a análise do comportamento do torcedor e a mudança desse tipo de transmissão. Uma coisa é o torcedor assistir ao jogo pela tv (ou ao vivo) e usar a internet como espaço para comentar e interagir. Hoje, é algo natural um bom número de jovens torcedores assistir desta forma. Mas quantos torcedores estão prontos para trocar a televisão pela plataforma do Facebook? Será curioso notar como a rede social vai liberar os jogos para sua transmissão. E como será permitido a interatividade.

Pelos horários mais comuns da Champions, o apelo de quem está trabalhando assistir ao jogo será maior. Abrir a tela do FB no serviço e acompanhar a partida é bem mais prático. A evolução dos meios de transmissão é nítida. Ao passo que o torcedor pede mais interação, estamos diantes de nova forma de transmissão. A internet, até então, era vista como segunda tela para o torcedor. Você está pronto para trocar a TV pelo Facebook?

Imagem: Getty Images

Leia mais: A comunicação dos clubes e a relação com torcedor

Leia também: Tudo sobre Marketing Esportivo está aqui

3 comments

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.