Fan engagement
O futebol é muito mais do que um simples jogo. Para muitos, é uma paixão, um estilo de vida e uma forma de se conectar com outras pessoas. E é exatamente nessa conexão que o relacionamento se torna fundamental. Para isso, gosto de ressaltar que três pontos são fundamentais: experiência, conteúdo e relacionamento.
O futebol é capaz de unir pessoas de diferentes culturas, origens e crenças em torno de um objetivo em comum: torcer pelo time favorito. E é nesse contexto que explorar o fan engagement pode ser uma preciosa fonte de receita para o clube e, claro, atender ao torcedor mais fanático no que se refere a viver o clube.
Experiência
Mas para que essa relação seja duradoura, é preciso que haja uma experiência positiva. O torcedor precisa se sentir parte do clube, valorizado e respeitado. Isso pode ser alcançado por meio de ações como eventos exclusivos para os sócios, descontos em produtos oficiais e até mesmo a possibilidade de participar de votações para escolher o uniforme do time. O sentimento de pertencimento, hoje, é muito valioso. Quando o clube consegue fazer a ponte para o fã viver uma experiência inesquecível, ele consegue proporcionar uma emoção sem igual para o torcedor. É preciso explorar essa oportunidade.
Conteúdo
Além disso, o conteúdo também desempenha um papel importante nessa relação. Os torcedores querem ter acesso a informações atualizadas sobre o clube, como notícias, estatísticas e vídeos dos gols. Mas não é só isso: eles também esperam ser entretidos, seja por meio de entrevistas com jogadores, programas de TV ou até mesmo memes que viralizam nas redes sociais. O conteúdo pode ser uma ótima moeda de troca para o torcedor. Principalmente quando falamos na maior das brigas dos dias de hoje: a disputa pela atenção. Vários exemplos podem ser bem utilizados e, em troca, o Clube ganha essa atenção – que pode ser traduzida em audiência, visibilidade e claro, oportunidade de negócios para os times. Os torcedores adoram ver o que acontece nos bastidores do clube, como treinamentos, entrevistas com jogadores e comissão técnica, e outros conteúdos exclusivos. Outro ponto é o conteúdo interativo: pode-se oferecer conteúdo interativo para os torcedores, como enquetes, jogos e desafios relacionados ao clube, inclusive usando a gamificação.
Relacionamento
O relacionamento com o torcedor de futebol é fundamental para o sucesso de qualquer clube de futebol. Os torcedores são a alma do futebol e, sem eles, o esporte não seria o que é hoje. Para manter um bom relacionamento com os torcedores, os clubes precisam ter uma comunicação clara e transparente, oferecer experiências de torcida inesquecíveis e prestar atenção às necessidades e expectativas dos torcedores. Os clubes podem criar experiências de torcida inesquecíveis, como eventos antes e depois dos jogos, dias de treinamento abertos ao público, entre outras atividades que aproximem o torcedor do clube. Os clubes podem oferecer programas de fidelidade aos torcedores, como descontos em ingressos ou produtos, para recompensar sua lealdade.
Conclusão
Por fim, podemos concluir que o futebol é um exemplo de como o relacionamento, a experiência e o conteúdo estão interligados. É necessário estabelecer uma conexão emocional com o torcedor por meio de experiências positivas e conteúdos relevantes para que o relacionamento se mantenha forte e duradouro. E quando isso acontece, o futebol se torna muito mais do que um jogo: se transforma em uma fonte de felicidade e união entre as pessoas.
—
Imagem: sport-seeds.com/
Saiba tudo sobre Marketing Esportivo: Clique aqui.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: