Marketing

Futebol canadense: os primeiros passos e as barreiras da CanPL

Futebol canadense

Você consegue pensar nas barreiras de explorar o esporte num país desenvolvido, mas sem qualquer tradição na disputa?

Uma entrada feia aos 15 minutos do 2° tempo e o primeiro cartão amarelo é mostrado na CanPL (Canadian Premier League). Cartão dado para Aparício, capitão do York 9 que cometeu a falta. O jogador do Forge FC que ficou caído se recupera e cumprimenta seu “agressor”. O narrador da CBC (canal estatal), que transmitia o jogo ao vivo, animado com o aperto de mão entre os adversários que haviam acabado de se estranhar, exclama: “OH, THAT’S THE CANADIAN WAY”. Estamos falando do Canadá e do futebol canadense.

A CanPL começou a ser idealizada em julho de 2017. Nasceu em um escritório no Centro de Toronto com um staff de 10 pessoas. Virou realidade na tarde de 27 de abril quando Forge FC (de Hamilton, ON) e YORK 9 (de Toronto, ON) entraram em campo na cidade de Hamilton, distante 70 km do Centro de Toronto.

Paul Beirne, que posteriormente foi escolhido Presidente, no início do trabalho de preparação para a Liga identificou 3 áreas a serem atacadas. A primeira é marketing e patrocínio, que traz o dinheiro para o negócio. A terceira (mais simples segundo Beirne) é a parte administrativa e a tarefa de lidar com a CSA (Canadian Soccer Association), a CONCACAF e a FIFA.

Como despertar o interesse do canadense para o futebol?

A segunda área é a mais complicada e claramente é o maior desafio da CanPL: “É a parte da Liga de Futebol: temos que descobrir como podemos desvendar este enigma de lançar uma liga em um país que não tem uma liga profissional há algum tempo e tem jogadores em todo o mundo além de jovens jogadores de todo o País. Como vamos administrar tudo isso de uma maneira que proporcione uma alta qualidade de jogo para os torcedores, e também de tal maneira que tomemos as medidas apropriadas para oferecer um lugar para as pessoas, não apenas para jogar, mas em um ambiente para melhorar?” 

Na ocasião, Paul Bernie finalizou a entrevista ressaltando que a CanPL é uma grande oportunidade para desenvolver o futebol jogado pelos canadenses, mas também toda a indústria do futebol no Canadá que vai beneficiar jogadores, treinadores, fisioterapeutas, médicos, toda a parte da mídia e mais centenas de profissionais. É esperar para ver, já que a Liga tem tudo o que precisa para ser um sucesso!

E assim, quase 2 anos após a citada entrevista, o jogo inaugural da CanPL, que teve um bom nível técnico e poderia causar inveja em muitas partidas da Série A do Campeonato Brasileiro, terminou empatado para a alegria de todos: “OH, THAT’S THE CANADIAN WAY”.

Julliano Spaziani tem anos de experiência em Sports Management. Ele mora em Toronto e vai acompanhar de perto o crescimento da CanPL, os preparativos para a Copa do Mundo de 2026 e o cenário esportivo do Canadá, trazendo informações, histórias e cases, tudo sob a ótica profissional.

Imagem: pixbay

Quer dicar de livros, filmes e séries sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.