Jogos Olímpicos de Paris 2024 – marcas com mais visibilidade nos jogos
Nike, Adidas e Coca-Cola são as marcas mais lembradas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024
Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 honrou a dinastia do maior evento esportivo do planeta, e por isso, também foi uma grande oportunidade para as marcas que buscam fortalecer sua presença na mente dos consumidores. A vinculação de marcas a eventos de grande escala, como as Olimpíadas, ultrapassa os patrocínios oficiais; é uma tática eficaz para estabelecer conexões emocionais com o público.
Esse momento é demonstrado pelos resultados da pesquisa recente do Datafolha, que identificou as marcas mais espontaneamente associadas aos Jogos Olímpicos de Paris. A pesquisa revelou uma surpresa: as marcas que os consumidores mais lembram em relação às Olimpíadas não são necessariamente as patrocinadoras oficiais.
Ranking das marcas
A Nike, por exemplo, ocupa o primeiro lugar no ranking com 26% das menções espontâneas, seguida de perto pela Adidas, que tem 24%. A primeira marca patrocinadora oficial, a Coca-Cola, surge apenas na terceira posição, com 21% das menções.
Esse dado ilustra a força das marcas que investem continuamente em sua imagem e presença no esporte, independentemente de serem patrocinadoras oficiais de eventos. Amanda Rodrigues, gerente de marketing da Lity, destaca que eventos esportivos despertam sentimentos genuínos, como patriotismo e orgulho. “Quando uma marca consegue se associar ao evento e, por consequência, a esses sentimentos, ela ganha relevância e uma oportunidade única de criar conexões autênticas, que, se bem aproveitadas, não serão passageiras e contribuirão para o posicionamento da marca a longo prazo”, comenta.
Marcas como Nike e Adidas, por exemplo, possuem uma longa trajetória de associação com atletas de alto nível e grandes eventos esportivos, o que as coloca automaticamente na mente dos consumidores quando o assunto são as Olimpíadas.
Confira abaixo a lista das marcas mais lembradas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024:
- Nike – 26%
- Adidas – 24%
- Coca-Cola – 21%
- Havaianas – 9%
- Olympikus – 7%
- Samsung 7%
- Vivo – 7%
- Corona – 5%
- Banco do Brasil, Toyota, Panasonic, Puma, Visa e Penalty – 3%
- Heineken, Azul, Allianz, Itaú, Claro, Caixa Econômica Federal, Rede
- Globo e Riachuelo – 2%
- Renner, Brahma, Airbnb, P&G e Medley – 1%
Na lista, além das grandes marcas esportivas, vemos que outras empresas não diretamente relacionadas ao esporte também se sobressaem na pesquisa. A Havaianas, com 9% das menções, e a Corona, com 5%, exemplificam como produtos do cotidiano podem se vincular ao espírito esportivo. Isso ocorre, em grande parte, devido ao marketing emocional e às campanhas que associam esses produtos a momentos de lazer e celebração, comumente ligados ao clima festivo das Olimpíadas.
—
Crédito da foto: Site Terra
Ataque no Instagram
Saiba tudo sobre Marketing Esportivo: Clique aqui.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: