Marketing

Mc Donald’s na Copa do Mundo: o que mudou de 2014 para 2018?

Uma das maiores redes de fast food’s do mundo mudou o foco da campanha

Esqueça os sanduíches da Copa do Mundo. O Mc Donald’s na Copa do Mundo têm engajado quando o clima é o maior torneio do planeta. E, para ir mais a fundo na comparação, vemos dois momentos em que a empresa

2018 – Copa na Rússia. Brasil em nome do favoritismo.

A Copa do Mundo na Rússia virou oportunidade para a marca escalar um tema para incentivar a seleção. O Mc Donald’s convoca a principal estrela da música atual, Anitta. E o principal craque do time e um dos maiores artilheiros da história da seleção, Neymar.

Forma de engajamento popular, conquistando o público cada vez mais envolvido com a música e com identificação com o craque do Paris Saint German.

2014 – Copa no Brasil. “Glad You Came”

O “Feliz que você veio” foi um boas vindas para todas as nações. Como a Copa do Mundo foi em casa, o Mc Donald’s conseguiu aliar as boas vindas, com uma música que tem o apelo pop, mas nem sempre chega a todas as camadas. Particularmente, achei até mesmo este ”boas vindas” sem muita expressão. No entanto, não houve uma música típica nacional que identificasse o nosso país. Sem pachequismo, mas com uma criação de identidade necessária.

 

Análise de campanha do Mc Donald’s

Sem muita pretensão, em uma análise primária, não vamos deixar esta ação fugir do nosso olhar. É interessante confirmar o ponto de vista de tema escolhido pelo Mc Donald’s na Copa. Em 2014, quando a copa foi no Brasil, a patrocinadora oficial do evento escolheu uma música que tinha foco no público jovem, porém com fraco engajamento para o público adulto. Em outras palavras, notamos que uma música tão popular cria uma identidade mais forte com o seu target.

Em 2018, a aposta foi alta: diversificação de público. Além disso, força a camada mais popular. Embora a música da Anitta conquiste todos os públicos e faixas da população.

E você? Nota essas diferenças? Mas como repará-las? E as nuances das campanhas das empresas?

No entanto, você como profissional (ou estudante) teria um direcionamento para uma campanha da Copa do Mundo? Conseguiu notar e/ou pensar em como direcionar a campanha, caso você fosse designado a montar esta ação?

 

Imagem: Divulgação/Mc Donalds

Quer apostar em vagas e empregos no Marketing Esportivo? Clique aqui!

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.