Mineirão hoje: desafios em 2020, após um 2019 de números expressivos
O Mineirão obteve marcas expressivas em 2019. O público ultrapassou a marca de 3 milhões de pessoas através dos eventos realizados no local no ano passado. Levando em conta que o estádio da magnitude do Mineirão é um local para o futebol, entender que o espaço pode – e deve – ser explorado para o lazer é vital. E a Minas Arena explora muito bem isso. Contudo, com a condição da pandemia, todo gestor deve pensar: e o estádio, como fica o Mineirão e os desafios em 2020?
Foram mais de 300 eventos no ano passado. O nosso calendário de 365 dias aponta para quase um evento por dia. De 2015 até aqui, o Mineirão dobrou seu número de frequentadores, de acordo com informações do Sportbuzz do uol. O estádio aumentou o número de visitas em mais de 20% a cada ano. Em 2019, mais de R$ 1 milhão foram repassados para projetos sociais.
O Mineirão hoje, em meio ao cenário da pandemia
Contudo, o Mineirão vive o momento da pandemia. Sem esporte e sem poder reunir pessoas, o estádio está praticamente fechado. Para compensar uma longa espera, foi promovida uma live com a banda mineira Skank, no dia 30 de maio. Segundo informação do próprio Mineirão, cerca de 600 mil pessoas assistiram a live, quantidade dez vezes superior à capacidade média das arquibancadas do estádio.
Um dos nossos papéis, como profissionais do marketing e de gestão, além de promover oportunidades de negócios, é também pensar em soluções que contornem esse tipo de situação. Por aqui, pensamos em algumas ideias. Mas devemos observar e obedecer todo um ajuste pelos bastidores. Por exemplo, liberação de órgãos públicos para determinadas ações, inspeções de saúde e claro, obter licenças de segurança pelas instituições responsáveis. Além disso, obviamente, é preciso cautela para encarar os custos para cada ação.
O que temos de bons exemplos
- O Bayern de Munique, em parceria com a Audi, ofereceu aos torcedores uma nova experiência no aeroporto da cidade, através do “Audi Urban Cinema” com a possibilidade de torcer pelo seu numa atmosfera inovadora, em jogo válido pela Copa da Alemanha. Foram 140 vagas de carros para os torcedores e o ingresso custava 10 euros, por carro. Havia muito a oferecer para os visitantes: conteúdo de vídeo exclusivo antes do jogo e durante o intervalo, utensílios, entrevistas e um DJ proporcionaram uma experiência ao vivo divertida. O telão tinha 13×6 metros em alta definição e o som era emitido por rádio dentro do carro! Cada carro também recebeu um pacote de bebidas grátis, inclusive Paulaner sem álcool, suco e pipoca. A primeira edição do “Audi Urban Cinema” foi um sucesso completo! E a Audi se deu bem nesta parceria.
Ver essa foto no Instagram
- O Borussia Mönchengladbach lotou o seu estádio mesmo com portões fechados. O clube alemão criou manequins de papelão com fotos reais de torcedores para preencher arquibancadas quando o futebol for retomado. Por aqui, alguns clubes já começaram com essa iniciativa. O Figueirense já comercializa essa propriedade: 30 reais para sócios, 90 reais para não sócios.
Getty Images
- Milhares de torcedores presenciaram o retorno da Liga dinamarquesa ao apoiarem o Aarhus e o Randers através do software Zoom, retransmitido em telas gigantes num dos lados do estádio, de arquibancadas vazias. No conforto do lar, os torcedores marcaram presença.
Reuters
- Allianz Parque inaugurou um cinema drive-in e espaço para shows, dentro do seu espaço. Com ingressos que giram em 150 a 400 reais, a arena abriu as portas para que o torcedor fosse curtir um show ou um filme dentro do seu próprio carro. O gramado é capaz de receber 285 carros. O local permite o uso de banheiros (claro!), é proibidor buzinar, há comer e bebes para você escolher lá dentro e o som (ao menos do cinema) funciona através de uma estação de rádio pelo seu carro.
Crédito: Divulgação
A bola está com o Mineirão
Em conclusão, a casa de todos os mineiros tem sim muitos desafios. O nosso, até aqui, novo normal precisa fazer com que o fã do esporte viva novas experiências. Entretanto, é preciso entender os protocolos de segurança para que a oferta seja atrativa, acessível e convincente.
O estádio deu espaço para:
- Ações de homenagem na fachada do estádio;
- Ação de Dia dos Namorados, com um em jantar surpresa no gramado do Gigante da Pampulha;
- O Mineirão e a Dahw Brasil se unem à luta mundial contra o covid-19, o novo coronavírus, e doam R$ 240 mil ao Hospital da Baleia, em Belo Horizonte, destinados à compra de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde, que estão na linha de frente dessa batalha através da Goleada do Bem.
O pontapé inicial depois da live do Skank pode significar novos planos. A bola está agora com o Mineirão e estamos certos que o estádio vai marcar mais um golaço em 2020. Assim como foi em 2019.
—
Imagem principal: site Mineirão
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: