Mulheres no estádio: um salto no futebol e nas ativações do marketing

É hora de respeitar o grande número as mulheres no estádio.
O público feminino vem conquistando seu espaço nos gramados dia após dia sendo referência como torcida e em muitos momentos apoiando o seu clube de futebol. Em 2014, na Copa, muito se viu torcedoras brasileiras lotando as arenas e a presença das mulheres no estádio deu um brilho maior para o espetáculo das torcidas. O tal preconceito diante dos gritos femininos aos poucos já era abafado pela forte empolgação que as mesmas representavam a cada lance da partida.
Saindo um pouco do Brasil e indo para mais adiante vemos um caso bem recente que aconteceu na Arábia Saudita no ano de 2018. Uma torcedora, Sarah Algashgari de 18 anos descreveu como ‘’surreal’’ a oportunidade de ir ao estádio pela primeira vez.
Em alguns países isso não é bem visto. No Irã, recentemente, 35 mulheres foram retiradas do estádio pelas autoridades locais por não terem a permissão de ir ao local. O governo havia proibido as mulheres de frequentarem o estádio desde a Revolução Iraniana que ocorreu em 1979.
Campanha para mulheres no estádio pelo Brasil
No Brasil, volta e meia vemos diversas campanhas feitas por clubes de futebol que pedem a presença das mulheres no estádio e enfatizam a importância das mesmas dentro e fora de campo, sempre salientando o seu valor como torcida.
- Arquibancadas de rubro-negras
‘’Então, vem com a gente. Vamos lotar nossas arquibancadas de rubro-negras e mostrar toda a força da nossa torcida. A força de uma torcida por inteiro.Mais mulher no estádio. Isso aqui é Flamengo.’’
Trecho da campanha feita pelo Clube de Regatas Flamengo em prol das mulheres nos campos de futebol.
- Respeita as ‘’minas’’.
Campanha feita pelo clube do Parque São Jorge em combate aos assédios
sofridos por mulheres no estádio.
- Lugar de mulher é no campo – [Foto de ilustração do post: Lucas Uebel]
Campanha realizada pela dupla GreNal com o intuito de conscientizar as pessoas e chamar a atenção das 45 mil pessoas presentes no estádio para esta causa.
Espaço
Com o avanço do futebol e com o seu crescimento temporada após temporada o número de torcedores só cresce e o público feminino a cada dia se torna maior, muitas vezes enfrentando desafios, diferenças e preconceitos, mas sempre se mantendo forte diante de tudo e vivendo a paixão que é o esporte.
Nota do Ataque
A inclusão é algo extremamente importante para a sociedade. Qualquer que seja o público: mulheres, homossexuais, estrangeiros, etc. Pelo ponto de vista do marketing, atuar como mola propulsora da ação que cabe aos clubes de desejar uma sociedade mais igual para todos é o ponto principal para agir. Pensar em ações que visam incrementar a receita é essencial. Oportunizar ações com diversos públicos. Vários desses públicos que estão entrando no mercado consomem muito – é o caso das mulheres – e estão interessados em consumir mais, resultando fidelidade e aumento de arrecadação.
*Gustavo Oliveira é estudante de marketing e tem o desejo de atuar na área de marketing esportivo
Vagas e empregos em Marketing Esportivo? Procure aqui!
.