Receitas da Premier League 2018: número recorde
Temporada 2017/2018 registra novo recorde para a Premier League
As receitas da Premier League atingiram números fantásticos. Os clubes do principal campeonato inglês de futebol divulgaram um faturamento recorde. Foram 4,5 bilhões de dólares (US$ 6,3 bilhões) na temporada 2016/17, retornando lucro, segundo análise da consultoria Deloitte.
A receita representa um aumento de 25% no Reino Unido £3,6 bilhões gerados na temporada 2015/16. E foi impulsionada por novos negócios assinados com transmissão no país e internacionais no valor de £ 8 bilhões. Incluindo UK £ 5,14 bilhões de acordos de direitos reais do Reino Unido, com operadoras de TV paga como Sky e BT Sport.
A Deloitte calculou o lucro total antes dos impostos com um recorde de 500 milhões de libras no Reino Unido, o que representa quase o triplo do recorde anterior de 200 milhões de libras no Reino Unido em 2013/14. As receitas da Premier League mostram o sucesso que é a competição em termos financeiros. Em atrativos no campo, já não tinha-se mais dúvidas que é um dos melhores torneio entre clubes do mundo.
Os lucros operacionais combinados dobraram para £ 1 bilhão no Reino Unido em 2016/17.
Os custos salariais subiram nove por cento, para um valor recorde de 2,5 mil milhões de libras, o que representa uma taxa de crescimento significativamente inferior à das receitas.
A relação entre receita e salário caiu de 63% para 55%, o menor valor desde a temporada 1997/98.
Análise das receitas da Premier League vai além
A Sky e a BT Sport mantiveram os direitos ao vivo por três anos. Isto começando em 2019/20, em negócios no valor total de £ 4,46 bilhões, embora esse número represente uma diminuição de £ 700 milhões no valor que eles gastaram no último investimento.
Dois pacotes contendo 40 jogos ao vivo por temporada para o próximo ciclo ainda serão vendidos.
Ao que tudo indica, não deve ser comprometida a rentabilidade da Premier League como um todo. Os aumentos salariais mais significativos tenderam a ocorrer no ano anterior ao início de um novo ciclo de transmissão.
—