Time do Povo: futebol brasileiro erra feio
A ideia de um time do povo é uma construção cultural e social que se desenvolveu ao longo do tempo e pode variar de acordo com o contexto. Em geral, a expressão “time do povo” é usada para descrever times de futebol que possuem uma forte conexão com a população local e com a cultura de uma determinada região.
No entanto, é importante lembrar que não existe uma fórmula universal para definir o que é um time do povo. O que pode ser considerado um time do povo em uma determinada cidade ou região pode não ser visto da mesma forma em outro lugar. Além disso, há muitos times de futebol que se orgulham de serem considerados times do povo, mas também há times que não se enquadram nessa categoria, mas que têm uma base de torcedores igualmente apaixonada. E muitas vezes isso ficou atrelado a fundação do clube e como ele foi construído.
O erro
Entendeu-se, principalmente na década de 80, que o Time do Povo era aquele que levava uma grande massa ao estádio, que tinha uma identificação com a camada mais pobre da população. Mas isso acabou.
Hoje o futebol está caro. Não há mais o programa regular de fim de semana para a família ir ao jogo. É insustentável. Fica caro. E não sou eu quem está falando isso. É o povão nas ruas. É quase impossível achar ingressos a preços justos. A camisa de um time custa 30% de um salário mínimo. O pai de família que tem o filho torcendo pelo mesmo time tem que gastar muito dinheiro. A chegada das Arenas teve grande responsabilidade nessa mudança. O torcedor é tratado como consumidor. E nossos dirigentes fazem questão de se manter assim, sem olhar para os mais humildes.
O futebol é um esporte que transcende fronteiras e classes sociais, e as rivalidades entre times são muitas vezes baseadas em tradições, história e identidade cultural. Independentemente de serem ou não considerados um time do povo, o fato é que todos os times de futebol são importantes para seus torcedores e fazem parte da rica tapeçaria cultural do esporte.
Portanto, não existe um único time do povo, mas sim muitos times que são valorizados e amados por seus torcedores e que fazem parte da rica história e cultura do futebol. Mas que hoje sucumbiram à necessidade de criar receitas e tornou o futebol um esporte caro para assistir.
—
Imagem: Site do Fluminense
Saiba tudo sobre Marketing Esportivo: Clique aqui.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: