A era do conteúdo esportivo no streaming – Parte 2

A era do conteúdo esportivo no streaming chega a segunda parte. O cenário demonstra que o consumo por conteúdo on demand é uma grande realidade. Em um recente estudo Global Entertainment and Media Outlook 2019-2023, desenvolvido pela PwC apresentou que as receitas globais por streaming podem chegam a US$ 72 bilhões. Em uma outra pesquisa Vídeo Viewers 2018, dessa vez realizada pelo Instituto Provokers com a Box 1824, sob encomenda do Google mostrou que 80% dos consumidores de vídeo online procuram conteúdos que a TV não oferece. Além disso, nos últimos quatro anos, o consumo de vídeo na web alavancou. Cresceu 135%, enquanto o consumo de TV alcançou apenas 13%. Dados que justificam a valorização do streaming em uma nova era.
Facebook quer se consolidar no mercado
O Facebook Watch fechou uma parceria com o canal Desimpedidos para quatro séries exclusivas na plataforma, com oito episódios semanais cada. Fred e Chicungunha apresentam o “Até Eu Faria”, Natália Guitler vem com o “Natália Contra a Rapa”, Zé Roberto vai mostrar o reality documental “Reis da Rua” e o apresentador Bolívia trará “Raridades FC”.
O Esporte Interativo também firmou uma parceria com a Rede Social. O acordo contempla quatro séries originais com oito episódios cada. “Tá em Casa” com Alê Oliveira Isabela Pagliari vai mostrar a rotina com os jogadores brasileiros que atuam na Europa. “No Controle” será comandado pelo humorista Thiago Ventura que vai receber influenciadores digitais, jogadores e humoristas para uma partida de videogame. A série “Rolézinho” com Maurício Meirelles, vai dar uma carona e bater um papo com jogadores e ex-jogadores do futebol brasileiro. Por fim, “De Férias com Alê” vai ser o encontro de Alê Oliveira com ex-jogadores, humoristas e músicos.
Youtube ganha força com Desimpedidos
A plataforma Youtube Originals também apresentou a produção Fred Be a Pro, o primeiro conteúdo de esporte da empresa no Brasil com o astro do Desimpedidos para estrelar o reality show de oito episódios que mostrará a caminhada de Fred para se tornar um jogador de futebol profissional, com ajuda do jogador de futsal Falcão.
Produções originais ganham espaço na era do conteúdo esportivo
A primeira novidade foi a produção original com Neymar, Cristiano Ronaldo e José Mourinho. “The Making Of” é o conteúdo com distribuição global de nove episódios de 25 minutos cada. O programa vai apresentar entrevistas de jogos marcantes, a carreira e os fatores de sucesso das três personalidades do esporte.
A DAZN vem explorando o mercado com a aquisição de alguns dos principais campeonatos do mundo. Além disso, a empresa vem fechando parceria com os clubes do Brasil para a produção de conteúdos exclusivos. Batizada de “Sem Filtro: Flamengo”, a produção reúne momentos exclusivos e de bastidores do time com a torcida e explora a histórica campanha no Brasileirão e na Copa Libertadores.
A plataforma, que detém os direitos da Copa Sul-Americana, resolveu aproveitar os duelos brasileiros para criar a série “Versus” ao destacar os confrontos entre Atlético-MG x Botafogo e Corinthians x Fluminense com três episódios em cada um deles. As produções destacam o clima do jogo, entrevistas com os jogadores e comissão técnica. Além disso, há imagens exclusivas que cercam a peleja.
Hábitos ditam o consumo digital
São novos hábitos e uma nova cultura em consumir conteúdo digital. Aos players, fica claro que as mudanças estão acontecendo e é preciso se adaptar. Novos modelos de negócios estão sendo criados e uma nova forma de receita surgindo. Estamos atentos a vamos continuar acompanhando essas mudanças que o cenário de streaming apresenta.
—
Imagem principal: lawinsport.com | Matt Philipp
Imagens secundárias: Canal do Youtube da DAZN Brasil
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: