GestãoMarketing

Chivas pode apostar na ousadia para transmissão de seus jogos

Previa-Xolos-Tijuana-vs-Chivas-Guadalajara-2015-1024x680

 

A briga sobre a transmissão dos direitos televisivos no Brasil continua acirrada. Alguns times já fecharam com o Esporte Interativo, dando start a uma nova parceria que promete alavancar os recursos no meio do futebol.

Na contra mão dessa novidade, outros times reafirmaram antigos contratos com a Rede Globo de Televisão e assinaram novo vínculo. Para alimentar o debate da atual conjuntura dos acordos com a transmissão dos jogos, hoje o Ataque vai falar sobre a situação do México e os dois grandes clubes do país: o Chivas e o América. A maior rivalidade do país mexicano nos trouxe um capítulo especial que pode, talvez, servir de modelo no Brasil.

No México, cada clube negocia a transmissão de seus jogos de maneira independente com qualquer emissora. É o que acontece agora no Brasil, porém com o quadro recente da entrada do Esporte Interativo, os clubes ainda estão no primeiro passo. O Chivas tinha contrato com a Televisa, proprietária do América, o maior rival. O fato de ser dono do clube rival não gerava insatisfação. Entretanto, nessa temporada, o presidente Jorge Vergara ficou irritado com a constante mudança de horário das partidas, o que prejudicava o clube tanto financeira quanto tecnicamente. O contrato venceu e ele não renovou.

O dono do Chivas foi mais longe… Em recente entrevista disse que não fechará com nenhuma televisão. Chivas será independente e sua ação será pioneira no México e na América Latina.

Especulações

Ao que tudo indica, o Chivas não vai assinar com qualquer emissora de televisão. Somente com a America Móvil, para streaming. E deixará as transmissões como visitante para os mandantes das partidas. Clubes como Pachuca e Leon já apoiaram a idéia. O plano do Chivas é montar um canal aberto de TV. Isso já ocorre no mundo como a Benfica TV e a Real TV. Seria um canal pago, o que não é bem visto já que a maior parte dos torcedores não teriam acesso. A torcida do Chivas é a maior do México. O clube quer transmitir todos os seus jogos, os jogos dos dois clubes menores de Guadalajara (como Leones Negros e Estudiantes Tecos) e transmitirá os jogos do Deportivo Saprissa da Costa Rica (onde Vergara tem participação e já foi o dono). Ainda terá programas esportivos dedicados a esses clubes e matérias exclusivas, além de transmitir os jogos da base do clube. Vergara vendeu o Saprissa para uma rede de Televisão Americana, então surgiu aí a possibilidade disso tudo acontecer. Contudo, isso ronda o campo da especulação. Pela diretoria do clube ”rojiblanco” ninguém confirma.

Fica a reflexão: como um clube encontra estratégias para incrementar seu lucro? Por conta de seu presidente (dono da Omnilfe), o Chivas tem o estádio mais moderno da América Latina. É um clube rico e dará um passo gigantesco em arrecadação com seu canal de TV. Vale destacar a filosofia do clube de só contar com jogadores mexicanos. E mesmo assim, é o segundo clube e termos de conquistas. O que daria maior arrecadação num primeiro momento? Uma TV própria, explorando comercialmente sua marca, comerciais, patrocinadores ou um estádio com o mesmo tipo de exploração? Se isso tudo se confirmar, Las Chivas darão um passo gigantesco no mundo do futebol. Nos resta esperar e ver o reflexo disso tudo.

Suporte: Daniel Santos, empresário e apaixonado pelo futebol mexicano.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.