Especial: O esporte e a agência de marketing esportivo
A digitalização deu aos clubes a oportunidade de redefinir sua comunicação e gerar receita adicional. Mas especialmente na comercialização de canais digitais, ainda existem vários obstáculos.
Em um artigo muito interessante publicado no periódico Sponsors, abordou a relação do clube ter uma “central de mídia”. Por que os clubes não abrem sua central de mídia? Qual a dependência em relação ao clube? Para quem acompanha o Ataque, sabe que já batemos muito na tecla dos clubes produzirem material próprio. Com ou sem o suporte de uma agência de marketing esportivo. Mas é necessário interagir com seu torcedor e estreitar laços com seus parceiros comerciais.
Os especialistas em marketing esportivo têm disseminado cada vez mais que precisam abraçar uma empresa de mídia. Devemos repensar no papel de influência dos clubes. E como os clubes podem gerar conteúdo valioso. Necessário construir e explorar o próprio alcance digital e social de forma ainda mais abrangente e ativa. E explorar mais o campo de comunicação de forma estratégica.
O papel da agência de marketing esportivo
Temos que frisar que o papel de um clube é disputar campeonatos, vencer jogos. A agência de marketing esportivo tem o papel de ajudar a fortalecer a imagem do clube. Relacionamento, licenciamento, mídia, propaganda. A oportunidade digital deu aos clubes novos ares que permitem uma distribuição de conteúdo separado. E mais abrangente.
O clube não pode ter como objetivo final ser uma central de mídia. E, pelo cenário do esporte brasileiro, temos a certeza que esse nunca foi objetivo. Mas é importante frisar para evitar interpretações errôneas. Não idealizamos isso. Contudo, o conteúdo produzido hoje relativamente barato pode ter ótimo retorno.
Até agora, os clubes dependiam principalmente da mídia tradicional e de suas reportagens. E não controlam como eles são retratados. Além disso, essas mídias clássicas atingem cada vez menos o grupo alvo jovem, o que os clubes via mídia social tornam possível.
Leia mais: A era digital no marketing esportivo
Então, como uma agência pode ajudar o clube? Uma campanha de marketing raramente alcança sucesso imediato ou até lucro. Como em qualquer negócio, os clubes precisam investir se estiverem confiantes de que isso os ajudará estrategicamente no futuro.
E por que é tão importante o aprimoramento das marcas de clubes? Se um clube não se vê como uma marca – e estes também podem ser clubes regionais focados nacional ou regionalmente – corre o risco de os patrocinadores preferirem negociar diretamente com o jogador ou outros influenciadores e não através do clube.
Estrutura profissional
O cenário no Brasil não é animador. Os clubes, com suas precariedades, não conseguem destinar verbas para esse tipo de ação. Temos alguns bons exemplos e idéias criativas vindas do marketing de clubes. Alguns deles – a maioria – contam com a parceria de agência de marketing esportivo. Veja o exemplo do Sport Recife.
Quando os clubes entenderem que o setor é estratégico e pode colaborar com incremento de receita, muita coisa muda. As oportunidades em termos de
Fora a famosa cavadinha de emprego. Há muitos clubes que oferecem vagas no marketing em troca de um relacionamento ou uma oferta. Me sinto confortável em fazer essa crítica. Vários clubes empregam funcionários e alocam no marketing
O exemplo da Bundesliga: o Eintracht Frankfurt tem uma estrutura minimamente razoável. Agora, compara-se o tamanho do clube e a força da demanda de mídia. O clube ocupa o décimo primeiro lugar na tabela de alcance digital da Bundesliga e acumula cerca de metade do alcance de Mönchengladbach. Obviamente, o clube está em fase de reestruturação na área de mídia e comunicação.
Em um nível semelhante de funcionários como Eintracht está o Hamburger SV, trabalhando concretamente no campo da comunicação do HSV há doze funcionários. Entre eles está um editor dedicado exclusivamente à crescente demanda por conteúdo e comunicação no centro de jovens talentos.
Redes sociais impulsionam o trabalho, mas revelam vaidade
Os clubes querem estabelecer bases para alcançar receitas de patrocínio digital significativamente maiores. Mas e o status quo na monetização de canais digitais e alcance? E como o marketing e plataformas digitais ocorre estruturalmente na prática?
Hoje em dia, uma agência de marketing esportivo tem muito mais know how que um clube para: captar, apresentar, fechar e relacionar com as marcas. Alguns clubes deixam a cargo de seus advogados.
Rankings. curtidas, seguidores… não se esqueça: são métricas de vaidade. Quando se fala que um clube tem x seguidores, não significa exatamente tamanho. O próprio Ataque segue vários times. Isso não significa torcida. Não significa nada. No máximo, que o clube pode ter um conteúdo interessante.
Analise as redes sociais sob a força do engajamento. Isso sim é relevante e traduz força da marca do clube com a participação de sua torcida.
Clubes e agências podem trabalhar juntos em termos de estrutura
As receitas geradas pelos clubes podem vir através de uma variedade de plataformas e canais. Bem como a mídia externa: Facebook, Instagram, Twitter e Youtube. O canal mais relevante é o Facebook para a maioria dos clubes. Os preços de tabela por postagem no Facebook começam com um valor médio. O Palmeiras opera seu próprio canal no Youtube com seu principal patrocinador. Senso de oportunidade. O clube produz o material. A agência poderia atuar em parceria nesta produção. Mas tudo vem da necessidade e capacidade de produção.
O que a agência de marketing esportivo deve é facilitar o trabalho oferecendo sua estrutura profissional. Hoje. Até que o cenário mude favoravelmente para a estrutura interna do clube. Os clubes em geral ainda não tem noção a respeito do departamento de marketing. Dirigentes amadores comprometem a profissionalização do setor com falta de estrutura para o setor. Muito embora o foco do clube é ser competitivo, criar meios de potencializar a força da marca do clube é um atalho. Cria-se meios do clube faturar mais. E poder investir mais.
Tudo o que você precisa saber sobre Marketing Esportivo