Marketing

Sport Recife e as premiadas ações de marketing do clube

Sport Recife Case

Entenda porquê o Sport Recife merece especial atenção com suas ativações

Vamos mostrar mais um case de sucesso pelo Brasil. Agora é a vez de apontarmos para o Marketing do Sport Recife. O Leão ruge forte e vem se destacando há um bom tempo. De destaque, a campanha “Saudações Rubro-Negras”, onde foi feita uma coleção limitada de uniformes do Sport Recife. Nelas, as cores das seleções da Alemanha, do Japão e do México, que também são patrocinadas pela Adidas e jogariam no Recife na primeira fase da Copa de 2014.

Conversamos com a gerente de Marketing do Sport, Marcela Lima, para entender como o clube consegue aplicar várias boas ações. Profissional com experiência em mídias digitais e marketing esportivo, ela é gerente de Marketing do Sport Club do Recife há 8 anos. Marcela trabalha com foco no planejamento e desenvolvimento das grandes campanhas e ações em geral, além da sua execução. Atente-se ao destaque para o engajamento social que as campanhas assumem. Tiramos ótimas lições daí.

Ações do Sport Recife

Antes de ler nossa conversa com a executiva do clube, vamos falar sobre as ações que nos inspiram. O Sport Recife desponta pela criatividade. Campanha contra a pirataria, adoção, doação de órgãos, combate a violência. Veja um pouco mais sobre:

“Parece, mas não é”

O clube entrou de cabeça na campanha contra a pirataria. Baseado no fato de que pirataria é crime, a política de combate à essa prática implementada pelo Leão segue forte e persistente. Enaltecer a marca do Sport e pôr fim ao uso indevido da imagem é uma ação já feita em conjunto com todos os departamentos do Sport. Confira a peça, em que um clone do então goleiro Danilo Fernandes mostra os danos de não apostar no original. Segundo pesquisa do SPC Brasil, 43,5% dos torcedores brasileiros admitem que compram produtos piratas de futebol. Desses, 3,4% só adquirem falsificações, o que daria brecha para os clubes inibirem esse comércio. Os números não são exatos, mas a Receita Federal estima prejuízo superior a R$ 1,5 bilhão por ano na indústria do futebol.

“Adote um Torcedor”

Outra campanha que o Sport Recife se engajou foi ‘Adote um pequeno torcedor’. Campanha criada para incentivar a adoção tardia de adolescentes e crianças que já passaram de sete anos. 1 ano depois de atividade,  Williams de 18 anos, símbolo da campanha, comemora o primeiro ano com nova família. Ele deixou o Lar Pão da Vida e vive agora em Belo Horizonte graças à AuT. Além de Williams, foram adotados mais 16 crianças e estas já encontraram um lar por meio do projeto.

“Pelo Sport tudo. Até depois de morrer” – doação de órgãos

Ação iniciada em 2012. O projeto rubro-negro intitulado “Pelo Sport tudo. Até depois de morrer”, foi uma parceria com a agência de publicidade Ogilvy. Oito meses após o lançamento da ação rubro-negra, a Central de Transplante do Estado de Pernambuco registrou crescimento de 54% no número de doações. A Campanha de doador de órgãos do Sport colheu frutos. Depois de aumentar o número de doações, a iniciativa do clube começou a receber premiações. A peça publicitária é vencedora em duas categorias no Festival de Publicidade de Cannes, na França. E levaram o prêmio máximo da categoria “Promo” no Festival de Cannes, o “Cannes Lion”, espécie de oscar da publicidade mundial realizado na cidade da costa sul francesa. Além de faturar um premio no El Sol, premiação espanhola da propaganda.

“Mães-Segurança”

Em fevereiro de 2015, em mais uma tentativa de acabar com a onda de violência nos estádios de futebol, o Sport  surpreendeu sua torcida no clássico contra o Náutico. No dia 8 do mesmo mês, na Arena Pernambuco, o clube entrou com a ação “Mães Seguranças”. A criação foi também da Ogilvy. Ao entrarem para assistir ao jogo, alguns dos principais integrantes das torcidas organizadas do Sport se deram conta que as seguranças eram suas mães. Ao mesmo tempo em que o encontro surpresa acontecia, o time do Sport entrava com uma faixa com os dizeres “Hoje, quem faz a segurança são as mães dos torcedores. Respeite”. Também foi transmitido um clipe no telão onde essas mães imploravam pela paz nos estádios. Em 2015, o clube ganhou duas estatuetas, a ação foi premiada nas categorias promoção e ativação, também em Cannes.

Diego Souza e as camisas pros craques da seleção

Diego Souza distribuiu presentes para seus companheiros de seleção brasileira depois da vitória sobre o Paraguai e a classificação da equipe para a Copa do Mundo de 2018. O jogador do Sport deu camisas do seu clube para Neymar, Paulinho, Marcelo e Thiago Silva. A foto foi tirada ainda no hotel da seleção brasileira, em São Paulo, e mostra atletas vestindo os presentes

Voltando pro Recife com novos reforços pro meu Leão!! kkk 😂😂 Tmj rapaziada!! #SóCraque #SeFicarPutoÉPior ⚫️🔴🇧🇷

Uma publicação compartilhada por Diego Souza (@diegosouzads87) em

Saudações Rubro negras

Em abril de 2014, juntamente com a Adidas, o Sport Recife lançou três novos uniformes. Inspiração: as camisas das seleções da Alemanha, Japão e México. Estes foram os países que também utilizam uniformes confeccionados pela empresa alemã e atuaram na Arena Pernambuco durante o Mundial. Nas camisas ainda havia a expressão “bem-vindo”, escrita no idioma de cada país.

Entrevista

Agradecemos a gentileza da Marcela, que generosamente participou e contribuiu com a gente. Confira nosso bate bola:

1 –  O trabalho de Marketing do Sport já foi premiado – como o Saudações Rubro Negras, por exemplo. Qual o principal ingrediente, frente a um clube popular, para ter sucesso nos quesitos ação + inovação?

Marcela Lima: O Sport é um clube aberto a ideias e busca ações inovadoras. Está em nossa essência trabalhar o Sport como uma ferramenta de inovação, além de multiplicar o grande clube que é.

2 – O Sport tem algum estudo sócio-econômico para segmentar as ações do marketing e de outros setores?

ML: Sim, nós temos um amplo estudo com diversos indicadores sobre nossa torcida e utilizamos como base para o planejamento das campanhas.

3- No nosso radar sempre está o Sport, pelas iniciativas. Como é fazer Marketing fora do eixo? Quais as dificuldades e facilidades quando (e se) não há tanto investimento para isso? Dentro deste cenário, quais os principais desafios do clube?

ML: Partimos do princípio que nossas ações não podem gerar custo, por isso buscamos parceiros ou formas de executar que minimize qualquer investimento ou tenha deficit zero.

4 – A camisa 87 ao Diego Souza foi uma escolha do marketing ou da diretoria de futebol do Sport? Por quê?

ML: Na época, o número da camisa foi escolhido em parceria com o marketing. Diego não foi o primeiro atleta a vestir a 87, mas com certeza foi o de maior destaque. A utilização da numeração especial é uma forma de exaltar as nossas maiores conquistas, o 8 (Copa do Brasil de 2008) já está em campo normalmente, o 87 não poderia ficar de fora.

5 – Uma nova campanha do Sport promete realizar qualquer sonho do torcedor. Qual seria o sonho da profissional Marcela?

ML: Quando eu tinha por volta de 15 anos afirmei para a minha mãe que um dia eu trabalharia no Sport, na hora ela sorriu, mas no dia que entrei no clube ela lembrou emocionada dessas palavras. Trabalhar no Sport é viver um grande sonho diariamente e aqui realizei outro sonho que é trabalhar com marketing esportivo, agora o foco é contribuir para o Sport ser sempre lembrado como uma referência também fora das 4 linhas.

6 – Falando sobre o Marketing Esportivo no país, como você vê o cenário do mercado, hoje?

ML: O mercado nacional ainda é restrito, mas vejo que melhoramos bastante nos últimos anos, estamos nos comunicando mais (enquanto clubes) e nos mostrando de uma forma geral como um grande nicho para os parceiros e juntos fortalecermos nossas marcas. O mercado esportivo é amplo e cheio de possibilidades muito mais que apenas exposição de marcas.

7 – Quais os planejamentos do marketing do Sport para 2018? Alguma surpresa a caminho?

ML: Nosso planejamento está bem completo, Sid Vasconcelos retornou ao clube e com o direcionamento montamos uma progressão de ações bem interessante e atendendo diversos pedidos da torcida. Estou confiante que será um ano bem desafiador e de muito aprendizado.

—-

Vale a pena entender como um clube de destaque no cenário nacional se posiciona no mercado. Após o case do Paysandu – publicado aqui recentemente – , temos um pouco da situação do Rubro-Negro de Recife para avaliação e nosso estudo. O marketing aqui assume um caráter especial junto a sociedade. E quem ganha é a marca Sport. O Marketing deve pensar somente em monetizar? Não exatamente. Cumprir uma função social em que o clube ganhe notoriedade é ponto positivo.

Inovação é o primeiro passo para fazer um trabalho diferenciado. Com o exemplo do Sport, podemos ver que engajar o clube em ações extremamente importante para a população ue o cerca é mais que uma responsabilidade social. É o ingrediente essencial para o sucesso.

 

Agradecimento especial a Gustavo Gusmão.

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.