Streaming no esporte | Tudo o que você precisa saber sobre OTT
Visão geral sobre o streaming no esporte
Streaming significa assistir a um vídeo ou ouvir música em ‘tempo real’, em vez de baixar um arquivo para o seu computador e assisti-lo mais tarde. Com vídeos da Internet e webcasts de eventos ao vivo, não há arquivo para download, apenas um fluxo contínuo de dados. Algumas emissoras preferem o streaming porque é difícil para a maioria dos usuários salvar o conteúdo e distribuí-lo ilegalmente. O Streaming no esporte aproveita essa tecnologia para a transmissão de eventos ao vivo e aprimorar a experiência do torcedor.
O streaming é um desenvolvimento relativamente recente, porque sua conexão de banda larga precisa ser rápida o suficiente para mostrar os dados em tempo real. Os arquivos codificados para streaming geralmente são altamente compactados para usar a menor largura de banda possível. O streaming tornou-se muito comum graças à popularidade das estações de rádio da Internet e a vários serviços sob demanda de áudio e vídeo, incluindo Spotify, Deezer, YouTube, etc.
Internet possibilita inúmeras oportunidades
Na linha do Streaming, o sinômino OTT é um termo oriundo do inglês e quer dizer over the top. Na prática, diz que o seu conteúdo é transmitido pela internet, seja ele ao vivo ou não. Um dos serviços de OTT mais conhecidos é a Netflix, que ficou mundialmente conhecida por oferecer conteúdo sob demanda exclusivamente via internet.
A transmissão deste tipo pode ser tanto gratuita quanto por pagamento de conteúdo específico (como filmes no iTunes ou no YouTube), ou por pagamento mensal e acesso a todo conteúdo oferecido (como na Netflix). Nos dois casos, o termo utilizado para a prática é VoD (Video on Demand).
No Brasil, o lado negativo é gritante: conexão ruim. E isso pode comprometer o streaming no esporte. Nossa banda larga ainda funciona mal, as empresas entregam pouco e a distribuição nas residências é ruim. Para eventos da TV a situação é outra. Com um envio de tv normalizado e comum, os problemas são menos.
O streaming como opção
Um futuro em que o vídeo é uma forma popular de conteúdo em todas as redes sociais não é mais uma possibilidade. É o presente. As barreiras foram quebradas pela tecnologia de gravação de vídeo a preços acessíveis e várias maneiras de compartilhar conteúdo de vídeo online. Todos podem criar conteúdo de vídeo, enviá-lo para qualquer um dos sites populares de streaming de vídeo e se tornar parte de um setor que deve crescer para US $ 70 bilhões nos próximos dois anos. (fonte: Forbes)
E o principal: você pode escolher o dia, a hora e o momento de assistir, sem esperar que seja transmitido na programação engessada da emissora. E você pode jogar esse conteúdo na sua TV!
6 dicas para criar um conteúdo exclusivo
Storytelling hoje é, disparado, o conteúdo que mais conquista o espectador. A dica é criar um próprio estilo a partir do zero para prender a atenção. O streaming no esporte pode encantar a partir do momento que se propõe a mexer com as emoções do fã do esporte. Todo o histórico deve ser considerado quando consideramos. Dicas:
- Encontre o seu nicho,
- crie seu conteúdo,
- obter licenciamento para conteúdo,
- pense em um estilo,
- considere todas as plataformas,
- concentre-se no seu público.
O streaming tem a grande vantagem da maior liberdade de escolha por parte do usuário. Pense nisso.
—
Foto: Pixbay
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:
Facebook | Twitter | Instagram | Youtube
Compartilhe: