Streaming

Streaming no futebol | o modelo que os europeus estão aplicando

Precisamos falar sobre streaming no futebol, sobretudo, o modelo que os europeus estão aplicando.

“Nossos concorrentes não são mais apenas os clubes que jogam futebol. Há novos jogadores que não esperávamos há dez anos, como Netflix, YouTube, Fortnite, Minecraft”, disse Dídac Lee, empresário e membro do conselho do Barcelona.

“Quando olho para os números de espectadores, enquanto CEO de um clube de futebol, fico preocupado com a próxima geração de fãs que está por vir, pois 90 minutos serem muito tempo para um homem ficar sentado em um sofá”, disse Peter Moore, CEO do Liverpool.

As duas declarações têm algumas coisas em comum e mostra uma excelente observação de dois dos principais clubes do mundo. A concorrência com outras opções de entretenimento está cada vez mais acirrada e dita uma nova era em que os clubes europeus já perceberam. Não é possível fidelizar um torcedor apenas pela “paixão de torcer”, ou muito menos, desconsiderar uma análise mais precisa de seu comportamento. Assim como eu já escrevi em outro artigo aqui no Ataque, em um mundo globalizado e conectado, as opções de entretenimento são inúmeras e conseguir a atenção dos consumidores requer pesquisa, planejamento, criatividade e ousadia.

Pensando nisso, os clubes europeus estão buscando outras fontes de receitas que usam o digital como ativo principal. O streaming no futebol, surge como uma grande oportunidade de investimento, em especial, a geração de conteúdo exclusivo para seus torcedores/fãs.

Interessante notar que todos apresentam um formato em comum como a distribuição dentro de uma plataforma específica, uma oferta de conteúdo restrito a assinantes, com um preço baixo e a possibilidade de participar de promoções e grupos fechados, entre outros.

O Ataque Marketing vai mostrar os clubes europeus que já apresentam um serviço de streaming como modelo negócios e apontar seus principais destaques.

Barça TV+ e Barça Studios

O Barcelona anunciou que vai criar seu serviço de streaming chamado de Barça TV+. O clube faturou mais de 100 milhões de euros em ativos digitais na última temporada e mostra para o mercado que o clube está em um nível muito avançando nessa categoria.

O principal objetivo é monetizar e ter mais um fonte de receita, assim como, ser o protagonista e o agente principal de conteúdo para seus fãs.

O clube sempre utilizou das principais redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter, YouTube, entre outras para produzir seu conteúdo que, somados, já ultrapassam mais de 350 milhões de seguidores. Agora, o Barça dá um novo passo dentro de sua estratégia.

Para completar esse belo trabalho que vem sendo executado, o clube lançou em julho do ano passado o Barça Studios. O espaço com mais de 2 mil metros quadrados ao lado do Ciutat Esportiva Joan Gamper serve para a produção, criação e distribuição audiovisual de todo conteúdo relacionado ao clube, incluindo um espaço de realidade aumentada. Neste aspecto, houve ainda a completa reformulação de seu próprio canal no YouTube.

Parceria com o Facebook para contar com o streaming no futebol

Através de uma nova funcionalidade na rede social chamado de “Fan Subscription”, o Barcelona foi escolhido pelo Facebook para iniciar o serviço de assinaturas que vai oferecer algumas oportunidades aos torcedores.

De acordo com o comunicado oficial, o Barça vai presentear seus assinantes com recompensas especiais e grupos exclusivos, experiências interativas, conteúdos especiais, descontos em produtos e badges virtuais, que dividirá os torcedores por status de engajamento.

O serviço já está em funcionamento no Reino Unido por £2,29 mensais.

Madridista Nation

O Real Madrid também lançou seu serviço de assinatura no Facebook. E o clube aposta alto no streaming no futebol. Por US$ 2,77 os torcedores terão acesso a conteúdos exclusivos, participação de grupos privados na rede social, além de promoções e ter a possibilidade de colocar o escudo do clube em fotos de perfil. O clube tem mais de 110 milhões de seguidores somente no Facebook e vai usar dessa base para gerar mais engajamento e receitas.

Real Madrid TV

Com um investimento de 15 milhões de euros e a completa reformulação de sua área audiovisual, o Real lançou dentro de sua TV oficial, seu serviço de streaming. O foco do clube é fornecer aos torcedores acessos aos jogos históricos, treinos e bastidores da temporada, entre outros conteúdos exclusivos.

O modelo de negócio é fruto de uma parceria com a Mediaset e a Movistare já está disponível por €1,99 por mês.

Liverpool no YouTube

“O YouTube é a maior comunidade global de vídeos on-line e é um canal incrivelmente importante para nós, pois descobrimos que uma grande porcentagem de nossos seguidores sociais interage conosco na plataforma”, disse Drew Crisp, VP de marketing do Liverpool.

Pensando nisso, o clube criou um plano de assinaturas para acesso a um conteúdo exclusivo na plataforma. Os valores variam de £ 0,99 por mês e dá acesso a conteúdos exclusivos e uma melhor qualidade gráfica. Há ainda, uma categoria de £ 2,99 que inclui acompanhar partidas das categorias sub-18 e sub-23 do clube, bem como, os melhores momentos e transmissão do treinamento do elenco principal.

Juventus TV

Com a presença de Cristiano Ronaldo, a Juve soube aproveitar desse momento para capitalizar seus conteúdos. A Juventus TV é o canal oficial do clube e vem para ser sua plataforma OTT.

Os conteúdos passam por destacar os jogos do Campeonato Italiano, Copa da Itália e Champions League, além de permitir que os torcedores tenham acesso a coletivas de imprensa e materiais exclusivos de pré e pós-jogo. Ainda está previsto, o acesso a documentários e entrevistas com jogadores do clube.

Man City for TV

O Manchester City mantém sua plataforma de streaming disponível para Apple TV, Amazon Fire TV e Roku, além de Smart TVs selecionadas. O clube disponibiliza mediante uma mensalidade de £1.99, conteúdos irrestritos do elenco, jogos de pré-temporada, replays dos times principais masculino e feminino, documentos e mini séries.

Imagem principal: inplayer.com

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.