Fan Token – Tudo o que você precisa saber
O que é um Fan Token?
Fan Token é um ativo digital. Esse tipo de criptoativo que permite aos torcedores a participação em experiências do clube através do aplicativo parceiro. Ainda há a questão da valorização – e claro também da desvalorização do token – como uma bolsa de valores.
O Fan Token oferecido pelos maiores clubes do mundo permite que os torcedores se envolvam em algumas decisões do clube. Isso pode incluir coisas menores, como votar nos designs das camisas do time, jogadores participando de certos jogos e outros assuntos como escolha da faixa de capitão e a música que o clube vai entrar no gramado.
Ao contrário dos NFTs , os tokens são completamente “fungíveis” ou intercambiáveis. Isso significa que, assim como dinheiro, os Tokens podem ser trocados por mercadorias de clubes esportivos, experiências VIP e muito mais. Além disso, eles desempenham um papel importante em fortalecer a comunidade do clube com outro fandom da marca do time.
Como funciona o Fan Tokens?
Os fãs podem comprar tokens digitais e negociá-los como outras criptomoedas. Ao negociar, o preço de um Fan Token geralmente é definido pelo vendedor. Ele também está sujeito a alterações de acordo com o movimento do mercado e a popularidade do token no momento.
Depois que os usuários obtêm acesso a uma determinada quantidade de tokens, eles têm o direito de votar em uma variedade de assuntos relacionados ao seu clube favorito. Essas vantagens permitem que os torcedores se sintam mais envolvidos no clube que já apoiam e acrescentam um nível extra de orgulho e prestígio, pois seus tokens de torcedor provavelmente aumentarão de valor à medida que o clube cresce com o tempo.
Os Fan Tokens criam uma comunidade exclusiva de fãs mais dedicados. Eles oferecem uma nova maneira para os fãs participarem de um empolgante sistema de votação e recompensa. Quanto mais fan tokens você possui, mais influência você tem sobre o clube e mais lealdade você mostra a sua equipe.
Como Comprar Fan Token
Os fãs devem comprar uma moeda exclusiva na plataforma em que se inscreveu. O torcedor poderá comprar o token de acordo com o valor de mercado com a moeda adquirida. No entanto, existem Fan Tokens em diversas plataformas.
Esses tokens são específicos para uma equipe ou clube e são ativos digitais raros que fornecem acesso a um código criptografado de propriedade de direitos de voto e de associação. Os tokens CHZ também podem ser usados para comprar e negociar diferentes tokens de fã no Socios.com. Os tokens de fãs podem ser negociados em Chiliz.net – sua plataforma interna de troca e negociação contra CHZ.
Atualmente, você pode comprar Fan Tokens, Chiliz, em plataformas como:
- Binance.com
- Coinbase Pro
- Huobi Global
- Bithumb
- KuCoin
- Chiliz
O mundo Cripto
A criptomoeda é um tipo de criptoativo. Essa é a diferença: toda criptomoeda será um criptoativo, mas o inverso não se aplica. Isso porque existem outros tipos de criptoativos.
Os criptoativos são ativos digitais criptografados sob a tecnologia blockchain, negociados neste mesmo ambiente e que possuem registros exclusivamente virtuais.
Definições importantes
Blockchain: É onde as operações, transações e movimentações de dados são registradas. É um grande banco de dados, um universo de informações na qual as empresas que administram ativos, como as criptomoedas, operam. O acesso do banco de dados é mundial, o que permite transações, independentemente de que país o usuário esteja.
NFT: É a sigla em inglês para token não-fungível. Esse é um ativo cujo código numérico garante sua autenticidade. Cada NFT é um item colecionável, que, no mundo do futebol, tem se representado, por exemplo, por modelos de camisa, arquivo 3D, cards de jogadores e até lances de gol. Geralmente há um trabalho artístico envolvido.
Fan token: É um ativo digital de cada clube, comercializado em plataforma específica na blockchain. Mas não é uma moeda. Não dá para comprar nada com ele. O uso primário dessa propriedade é dar direito a contrapartidas oferecidas pelos clubes. Hoje, ao ser detentor de um fan token, o torcedor pode, por exemplo, votar em enquetes, decidir cor de ônibus, frases em vestiários, design de faixa de capitão, para citar algumas ações já feitas. Mas o fan token tem um valor que varia como se fosse cotação de moeda, o que abre brecha para ser usado como objeto de especulação no mercado.
FTO: É a sigla em inglês para ofertas de fan token. É o período em que um número específico de tokens fica disponível por um preço fixado. É como se fosse um lançamento na Bolsa. Os clubes e a empresa operadora dos tokens liberan determinada cota para “aquecer” o mercado e guardam tokens de reserva para não desequilibrar a demanda e oferta.
—
Foto: FTO.DE
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: