Licenciamento

NFT no esporte: tudo o que você precisa sobre NFT no mercado esportivo

NFT no esporte

O que é um NFT?

NFT significa token não fungível. Não fungível significa ativos que não podem ser substituídos devido a atributos exclusivos. Por exemplo, a Mona Lisa – é raro, único. NFTs são certificados digitais não duplicáveis ​​de propriedade de um ativo digital atribuído, como arte, áudio, vídeo ou itens em videogames. Eles são armazenados em um banco de dados distribuído seguro chamado blockchain – a mesma tecnologia de contabilidade digital descentralizada que sustenta criptomoedas como Bitcoin e Ethereum. NFTs são propriedades intelectuais publicamente verificáveis ​​e autenticadas no blockchain. A maioria dos NFTs é baseada no blockchain Ethereum, mas outros blockchains também suportam NFTs, como Neo e Tron. E agora vamos explicar mais sobre NFT no esporte.

Por outro lado, os itens fungíveis podem ser trocados conforme seu valor os define, em vez de suas propriedades exclusivas. Por exemplo, dólares americanos, Bitcoins ou Ethereum.

E um Fan Token, você sabe o que é? Explicamos aqui do que se trata.

Possibilidades no espaço de experiência da marca

Vamos ver mais disso se infiltrando no espaço de experiência da marca. Por exemplo, Kings of Leon lançou um número limitado de álbuns na forma de NFTs que concederiam aos proprietários uma vida inteira de vantagens ao participarem de seus eventos futuros. Outro exemplo é o NBA Top Shot, uma plataforma proprietária que muda a cultura do fandom. É onde os vídeos de destaque do jogador são vendidos em ‘pacotes’.

Os NFTs podem construir comunidades. As marcas podem criar NFTs dinâmicos exclusivos para experiências específicas. Dentro de um evento, quando o público interage ou certos resultados ocorrem, diferentes colecionáveis ​​digitais podem ser desbloqueados. As marcas podem começar a impulsionar o comportamento e o envolvimento do público usando esses recursos. Por exemplo, se Steph Curry marcar 20 pontos na primeira metade do jogo, ele desbloqueará um destaque Steph Curry NFT daquele jogo que apenas o público ao vivo recebe. Em uma conferência, se certos tópicos são levantados durante um painel de discussão, um NFT colecionável pode ser desbloqueado para o público. As marcas podem incentivar os consumidores a participar de eventos usando o incentivo de NFTs e até mesmo criar colecionáveis ​​exclusivos. Com o tempo, a marca também pode recompensá-los com vantagens físicas ou virtuais, permitindo que ajudem a identificar os superfãs.

Potencial do NFT no esporte

Carteiras abertas = moeda social

Os mercados NFT têm potencial para ser o novo Instagram, Facebook ou até mesmo o Bumble – uma nova era de plataformas de mídia social. Nos mercados NFT, você pode navegar, comprar, vender e trocar; você pode ver o que outras pessoas compraram ou estão coletando, o que é uma janela para seus interesses e pontos de paixão.

Artistas e criadores

Os NFTs permitem que o criador original e as marcas dos ativos digitais lucrem cada vez que o token está sendo negociado. E a quantia depende inteiramente deles. A vitória aqui é para o ‘artista’ – você está apoiando diretamente o criador e seu trabalho. Do ponto de vista da propriedade intelectual, também não há disputas sobre quem foi o primeiro. Enquanto a música, arte ou outra mídia for adicionada à cadeia, ela permanecerá lá para sempre e a história de quando foi criada é clara.

O NFT no esporte está dando às marcas a oportunidade de enriquecer a experiência do cliente com a marca. É uma tendência que abriu uma nova porta para a narrativa da marca e a interação com o consumidor. Está mudando a forma como as marcas envolvem os clientes, permitindo-lhes maximizar o valor derivado de seu relacionamento. Quanto à longevidade, só o tempo dirá – mas as marcas que podem conectar com sucesso experiências digitais a IRL usando NFTs estarão no topo, e estamos ansiosos por isso.

Imagem: One37pm

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.