Marketing

Membro do conselho da FA renuncia após postagem de ‘Hitler orgulhoso de Netanyahu’

Wasim Haq deixa o cargo em meio à investigação da FA; Haq diz que a decisão é ‘o melhor curso de ação para a FA e para mim’

Wasim Haq renunciou ao cargo de membro do conselho da Associação de Futebol depois de dizer que “Adolf Hitler ficaria orgulhoso de Benjamin Netanyahu”. Haq, que foi suspenso depois que uma postagem nas redes sociais sobre a guerra de Israel com o Hamas o levou a ser acusado de anti-semitismo este mês, disse que sua decisão de renunciar foi “o melhor curso de ação para a FA e para mim” e reiterou que sua decisão os comentários não foram direcionados à comunidade judaica.

A demissão ocorreu antes da conclusão de uma investigação sobre o cargo. Haq, que ingressou na FA como representante das Comunidades de Futebol BAME em 2019, já havia sido demitido pela Lawn Tennis Association como conselheiro independente. Ele está sendo investigado pelo England Golf, onde desempenha função semelhante à da FA.

A controvérsia foi desencadeada por Haq, que já havia deixado um cargo no Conselho Consultivo de Inclusão da FA, postando no X: “Netanyahu sacrificou seu próprio povo para manter o poder…enquanto os #palestinos tentam manter sua sanidade. Adolf Hitler ficaria orgulhoso de Benjamin Netanyahu.”

A FA disse inicialmente que Haq havia excluído a postagem e pediu desculpas por ter ofendido. Mas Lord Wolfson, que preside o Comité Regulador do Futebol da FA, apelou a uma resposta mais forte. O órgão dirigente do futebol inglês logo iniciou uma investigação e classificou a postagem como “inaceitável” e “altamente ofensiva”.

Haq foi suspenso dois dias depois, com a FA dizendo que seu futuro dependia do resultado de uma investigação. Haq escreveu à presidente da FA, Debbie Hewitt, na quinta-feira para oferecer sua renúncia.

“É com grande tristeza que informo minha decisão de renunciar ao cargo de membro do Conselho da FA com efeito imediato”, escreveu Haq. “Determinei que este é o melhor curso de ação para a Federação de Futebol e para mim.

Créditos da foto: The Guardian

Saiba tudo sobre Marketing Esportivo: Clique aqui.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.