Direito Desportivo

Responsabilidades sociais e o clube profissional: Qual a importância e consequências?

Sem dúvidas o futebol no Brasil possui grande impacto na sociedade e, por isso os clubes profissionais possuem grandes responsabilidades sociais.

Já há muitos anos as partidas transmitidas pela televisão ou as idas ao campo são tidas como momento de lazer e descontração e até mesmo uma forma de escape com relação aos problemas do dia a dia.

Mas além de levar alegria à população, o futebol também é responsável por promover ideias, tendo por isso grande responsabilidade social, que se reflete tanto nos times quanto nos jogadores.

No entanto, infelizmente, no Brasil ainda são poucos os times que realmente se preocupam com o seu papel social e que se envolvem em ações positivas.

Neste artigo serão tratada a importância e as consequências das responsabilidades sociais para os clubes e profissionais envolvidos.

Os clubes profissionais devem mostrar a responsabilidade social

Atualmente com a situação gerada pelo COVID 19, vemos alguns clubes que tomaram a iniciativa para distribuição de máscaras, alimentos e suporte às famílias que estão mais necessitadas.

Inclusive alguns deles, em acordo com os jogadores, reduziram os salários dos mesmos, para manter o trabalho de todos os funcionários do clube, não impactando as famílias que tanto necessitam de suporte neste momento de incertezas.

Foi o caso da S.E. Palmeiras, que repercutiu nos principais meios de comunicação e mídias sociais, que além das ações sociais que os jogadores realizam frente à sociedade nesta pandemia.

Os jogadores aceitaram reduzir seus salários com a única condição que ninguém em nenhuma função de trabalho, seria demitido das dependências do clube.

Outro grande exemplo é o de que no futebol inglês vários clubes se associam a outras instituições, como escolas, e desenvolvem programas educacionais para jovens e adolescentes.

Chelsea e o Arsenal, por exemplo, possuem programas sociais que fazem parte da estratégia de negócios e, inclusive tem os resultados constantemente monitorados.

Um dos programas ingleses tem como foco o ensino de línguas estrangeiras que é feito por jogadores de outras nacionalidades.

Além do aprendizado de outros idiomas, os jovens aprendem também a tolerar e respeitar os estrangeiros.

Existem também iniciativas relacionadas ao ensino de informática, que é feito em parceria com empresas de tecnologia, nas quais os jovens podem conquistar a posterior inserção no mercado de trabalho.

Além do que já foi citado, os projetos de responsabilidade social dos clubes conta também com plano de saúde empresarial e outras iniciativas.

Importância as iniciativas

As iniciativas que mostram as responsabilidades sociais do clube profissional de maneira geral elevam a qualidade de vida das pessoas que são beneficiadas.

Além disso colaboram com a formação profissional e social desses indivíduos, que se tornam cidadãos mais conscientes.

Outra questão que merece destaque é que sobretudo os jovens se tornam torcedores mais responsáveis e mais comprometidos com o seu clube. Com isso os investimentos realizados no futuro acabam beneficiando os próprios clubes.

Infelizmente no Brasil os clubes ainda são pouco envolvidos com as questões relacionadas às suas responsabilidades sociais.

Com isso os próprios jogadores acabam tendo uma preocupação enorme com a sua carreira, deixando de lado o seu papel como cidadãos.

Geralmente os jogadores mais envolvidos com questões sociais são aqueles que já atuaram sobretudo na Europa e, que adquiriram no exterior a consciência sobre a importância de se envolver.

As ações de responsabilidades sociais impactam diretamente os torcedores

O torcedor é o cliente dos times e, sem ele o clube profissional não sobrevive. Cuidar dessas pessoas por meio de ações de responsabilidades sociais é imprescindível.

No ano de 2003 o Estatuto do Torcedor passou a valer em todo o território nacional, com o objetivo de proteger os torcedores sobretudo no que diz respeito à violência presente nos estádios.

Em 2019 ele passou por atualizações que endureceram ainda mais as medidas preventivas, com o intuito de proteger os interesses do torcedor.

Na lei está previsto que a segurança dos estádios e arredores são de responsabilidade do clube mandante da partida.

Por isso instituiu-se o cadastramento dos membros de torcidas, para a rápida identificação dos mesmos em caso de atos que necessitem de algum tipo de medida punitiva.

Sendo assim, a segurança dos torcedores é uma das principais responsabilidades sociais do clube profissional, que deve ser encarada com seriedade.

Com isso percebe-se uma necessidade crescente de que os clubes não apenas adotem medidas para combater a violência já instaurada, mas também na prevenção dela.

Nesse sentido existem muitas ações sociais que podem ser colocadas em prática para criar um público torcedor mais envolvido e consciente e também colaborar para levar mais dignidade à vida da população.

Dessa forma espera-se que o clube profissional e seus jogadores deem exemplo à sociedade por meio das suas ações sociais, contribuindo assim para a melhora da qualidade de vida das pessoas e também diminuição da violência nos estádios.

Autor: Anderson Robson | Diretor de Marketing do Esporte Clube São Luiz

Imagem: Esporte Clube São Luiz| Campanha social – troque 3kg de alimentos por uma máscara

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.