Marketing

Brasil é medalha de ouro nas Olímpiadas: a polêmica Nike x Peak

Brasil é medalha de ouro

Nas Olímpiadas de Tóquio, o Brasil venceu a Espanha na prorrogação e sagrou-se bicampeão olímpico no futebol masculino. Somente Grã-Bretanha, Uruguai, Hungria e Argentina tinham sido campeões duas vezes seguidas no torneio. O primeiro ouro olímpico do Brasil tinha sido nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. O Brasil é medalha de ouro no futebol mas uma polêmica cercou a Seleção: os jogadores amarram o agasalho na cintura, todos. E assim receberam as medalhas.

Nike no pódio. E a Peak?

Inicia-se aqui a polêmica. A seleção recebeu as medalhas com o agasalho amarrado na cintura. Todos os jogadores – o que demonstra estar longe de ter sido uma coincidência. As regras do COI e a orientação do COB são claras quando ao uniforme. Os jogadores em clara tentativa de dar mais visibilidade ao patrocínio da Nike, usaram a camisa de jogo (que é da Swoosh) fazendo assim com que a marca Peak – fabricante chinesa que patrocina a equipe do Brasil nas Olimpíadas – perdesse o destaque e a evidência. O contrato firmado entre o COB e a Peak é válido até o fim de 2024.

Enquanto todas as seleções em vários esportes seguiam fielmente o protocolo na entrega das medalhas, a seleção brasileira subia ao pódio no melhor estilo street, com o agasalho amarrado na cintura dos jogadores.

Mais dinheiro para a CBF e menos para o esporte olímpico

A Espanha jogou com Adidas e subiu no pódio com o agasalho da espanhola Joma. No Skate e no atletismo os atletas brasileiros competiram com Nike e no pódio subiram com Peak. O mesmo aconteceu com o Bruno Fratus que durante a competição usou a italiana Arena.

Além de tudo, é importante lembrar que a há um acordo entre FIFA e COI para que seleções não sejam identificadas pelas suas federações, e sim pela bandeira dos seus países. Ou seja, a CBF deu pitaco onde sua força não deveria ser reconhecida. Quando a CBF age assim, ela enfraquece uma empresa que investiu no esporte brasileiro apenas para que sua marca tenha mais evidência. Até porque, é óbvio. O grande momento de glória de uma Olímpiada é a entrega da medalha. E agora está eternizado. A camisa da Nike aparece em todos jogadores em todas as fotos e nos posteriores vídeos.

Caso deve acabar em processo

Ao que parece, a CBF não leva a questão de contrato a sério. Pior, demonstra estar nas mãos da Nike. Além disso, parece que cria-se uma barreira de investimento no esporte. Seja em alto nível ou no campeonato mais simples, A CBF mostra uma relação com o patrocinador de submissão e a Peak não tem a sua contrapartida.

Tenho curiosidade em saber como ficam os bastidores de toda essa história. Acho difícil que tenha acontecido algum acordo. Algo do tipo: a CBF convoca os melhores jogadores em troca da exposição da Nike. A Peak aceita um papel secundário, apostando na carona de uma possível medalha. O desfecho deve ser um processo movido pela Peak contra a Nike.

Foto: Agência AFP

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

 

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.