Marketing

Brasil x Argentina: provocações fora do campo

Brasil x Argentina no futebol é aquele clássico que faz todo mundo parar o que está fazendo. É drible, provocação e rivalidade pegando fogo há décadas! E a publicidade, claro, não perdeu a chance de entrar nesse jogo. Marcas já criaram campanhas épicas, usando provocações inteligentes e momentos históricos pra mexer com a torcida. No fim, todo mundo se diverte (ou sofre), mas a certeza é uma só: essa disputa rende histórias incríveis dentro e fora de campo!

Provocação entre agências brasileiras e uma publiciddade argentina em 2004

Um outdoor na Argentina chamou a atenção antes de um Brasil x Argentina em 2004, pelas Eliminatórias da Copa do Mundo 2006. Era um anúncio de preservativos tirando onda com os brasileiros, – pegando o gancho do jogo – e a provocação foi daquelas! A frase? “Ya estamos pensando en la revanche.” A campanha gerou polêmica por ser bem ousada e, ao que tudo indica, também foi espalhada como cartaz pelas ruas do país. Mas, claro, não demorou para viralizar!

 

“Já estamos pensando na revanche.”
 
 
De forma inusitada, o troco veio rápido! Embora a publicidade argentina acima tenha sido publicada em outdoor, o mercado publicitário brasileiro não deixou barato e respondeu com uma peça digital afiada. O mote? O placar do jogo: Brasil 3 x 1 Argentina. Simples, direto e dolorido para nossos hermanos. Afinal, quando se trata dessa rivalidade, a zoeira nunca tem fim!
 
 

Não foi a primeira vez. Nem será a última. Brasil 3 x 1 Argentina

Uma outra agência, respondeu de forma mais escatológica, também pela internet, logo após o mesmo jogo. Essa imagem ganhou espaço no mundo digital e ainda é muito utilizada pelos brasileiros quando o a Seleção Canarinho ganha dos Hermanos.
 
 
Brasil 3 x 1 Argentina. Ui, deve ter doído.
 
 
 
Conforme falado aqui, a campanha argentina foi criada por uma marca de preservativos, enquanto a resposta brasileira não teve vínculo com nenhum produto específico. Isso já dá uma pista do tipo de “revanche” que os hermanos estavam sugerindo. Mas o detalhe curioso é que a provocação só veio depois da vitória brasileira—ou seja, no placar do futebol, a resposta já tinha sido dada dentro de campo!
 

 

Mastercard e… o melhor jogador do Brasil em 2006 é argentino!

O irreverente comercial da Mastercard de 2006 gerou buzz ao fazer uma homenagem ao, até então, craque do Brasileirão, Carlos Tévez. Com aquele toque único de humor que a marca sempre soube aplicar, o comercial brincava com a ideia de que, naquele ano, o argentino era o melhor jogador do campeonato. Na peça, a Mastercard fazia um jogo de palavras colocando preço em cada corte, e no final, o Tevez, um argentino, ser o melhor do Brasil: Não Tem Preço!

Maradona cantando o hino do Brasil – Guaraná 2006

O comercial do Maradona para o Guaraná Antarctica é uma verdadeira joia do marketing nostálgico! Imagina só: o “d10s” do futebol, com sua personalidade única, em um cenário que mistura carisma, irreverência e muito futebol, tudo isso para promover um refrigerante. Qué pesadilla, Maradona!

Obs: Note a diferença da camisa do Ronaldo pra camisa do Kaká.

Ah, os bastidores dessa gravação dão um toque especial à peça.

Maradona na OLX em 2013: vende rápido!

Com a pitada de humor característica do Bom Negócio, esse vídeo não só é criativo, mas também recheado de personalidade. A estrela principal? Uma poltrona, mas não uma poltrona qualquer – ela tem o carisma e a atitude de ninguém menos que Diego Maradona! A peça de mobiliário, como que possuída pela essência do craque argentino, exibe todos os trejeitos e a confiança do “d10s”.

 

 

Havaianas, Romário e… Maradona! 2014

Teve um comercial em que o Romário tentou zicar o Maradona em 2014. Bem divertido ver o baixinho irreverente nas telas – e não foi a única vez. 

 

Quilmes com a Argentina na Copa América 2016

Primeiro, um comercial anunciando a chegada dos hinchas na Copa América. O destino era o local em que o torneio foi disputado, os EUA. E claro, não faltou provocação ao Brasil.

 

Depois, uma brincadeira dos Argentinos com o então recente trauma da Seleção na Copa de 2014:

 

Geladeira Pé Frio

Como não poderia faltar, a cerveja Quilmes continuou a brincadeira e aproveitou a eliminação precoce da seleção brasileira na Copa América 2016 para provocar os rivais em seus comerciais para o torneio. Afinal, a rivalidade Brasil x Argentina vai muito além das quatro linhas. 

No futebol argentino, “pecho frío” é uma expressão usada para descrever jogadores ou times que supostamente não têm garra, não demonstram emoção ou falham em momentos decisivos. Basicamente, alguém que “amarela” em jogos importantes ou não joga com a paixão esperada no futebol sul-americano.

 

Imagem

 

Burger King e a campanha para Brasileiros – 2025

Após a vitória do Brasil por 4 a 1 sobre a Argentina, o Burger King na Argentina lançou uma campanha provocativa direcionada aos brasileiros residentes no país. A promoção incluía a frase: “Se você é Brasileiro na Argentina vai comer 4 de novo.”

Lembra de alguma outra campanha? Escreva nos comentários!

Imagem: www.placar.com.br

Ataque no Instagram

Crie conteúdo esportivo! Clique aqui e saiba mais.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.