Marketing

Esporte e as redes sociais: por que os clubes não fazem o óbvio?

O mundo esportivo ainda não entendeu sua missão com as redes

Analisando o comportamento dos clubes esportivos nas redes sociais, notamos algo muito peculiar. E que a maioria repete. Quanto da identidade dos clubes grandes está sendo construída na zoação com os outros e no “eles não tem” e quanto efetivamente é baseada no que o próprio clube é? O problema entre o esporte e as redes sociais são mais comuns do que pensamos: os clubes tem dificuldades em comunicar. E, por fim, cometem erros ou mesmices.

A campanha do Palmeiras com o tema “Verde é a cor da inveja” mostra isso. A sacada é boa, mas é recorrente esse discurso de basear a identidade do clube a partir do que os outros dizem sobre ele. “Quem tem mais tem 10”, “Futebol não começou em 90” e “Verde é a cor da inveja” soam em tom de auto afirmação.

Bahia deu bom exemplo

A melhor forma de engajar o torcedor é levar ações do off line para a internet. Desta forma, consegue-se a participação necessária daquele

Em recente ação, o Bahia oportunizou exames de DNA para filhos que precisavam reconhecer o pai.

Quanto disso é sobre o Palmeiras e quanto é pra dar recado? A mesma coisa quando o São Paulo veio com o uso do apelido “Soberano”. Quanto daquilo era sobre o São Paulo e quanto era pra diminuir os outros? O Corinthians nas redes sociais é um espetáculo de recados para os outros. Mas o que isso diz sobre nós e o jeito como encaramos nossa paixão?

O que eu vejo pelos times de fora é que eles constroem narrativas sobre eles próprios. Além disso, eles não falam dos outros clubes para se exaltar. Entretanto, eles falam deles mesmos.

O papel da rede social de um clube tem tudo para substituir a imprensa como notícias em primeira mão. Da mesma forma que damos prioridade para nossa urgência. Portanto, estude o seu público. Encontre oportunidades de ocasião. Passe corretamente a mensagem. Mensure os resultados.

E que não ignoremos a imprensa. Mas que ela veja o papel dela como crítico, atuante e analítico. Com suas redes sociais, os patéticos perfis das maiores emissoras compartilham constantes piadas e memes, com um nível elevado de bizarrice.

Pela sua sanidade, evite estes perfis.

Imagem principal: Brian Clapp / workinsports

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.