Experiências de clubes e ligas mostram os impactos das ações de marketing
A busca por conquistar e fidelizar novos torcedores e fãs está cada vez mais acirrada. Em um mundo globalizado e conectado, as opções de entretenimento são inúmeras e conseguir a atenção dos consumidores requer pesquisa, planejamento, criatividade e ousadia. As experiências de clubes e ligas mostram impacto no mercado.
O CEO do Liverpool Peter Moore, em declaração para a revista Arabian Business, afirmou que “90 minutos serem muito tempo para um homem ficar sentado em um sofá”. A observação vai de encontro as gerações Y e Z que não permanece somente assistindo a uma partida de futebol. As pessoas, graças as mídias sociais, são estimuladas a interagir a todo momento. As hashtags criadas para cada evento esportivo tem um propósito de gerar engajamento, de modo a impactar e alcançar mais pessoas.
A concorrência com outras opções de entretenimento está cada vez maior. Ligas e clubes estão disputando com Netflix, YouTube, cinema, teatro, parque de diversões, festivais, shows entre outras inúmeras opções. O esporte está presente dentro da indústria do entretenimento e isso está mais nítido para alguns players.
As ações de marketing que vem sendo realizadas no Brasil mostram a importância desse mercado para o crescimento da base de fãs de clubes e ligas. O acesso ao conteúdo gerado está cada vez mais fácil e direcionado, graças aos inúmeros estudos que são realizados para compreender, engajar e fidelizar esses fãs/consumidores.
Manchester City realizou pelo quarto ano consecutivo uma ação no Brasil
O clube fez uma imersão no Museu do Futebol, com apresentação dos quatro troféus conquistados na última temporada e uma série de experiências que passou pelo bate papo com os ex-jogadores Elano e Shaun Wright-Phillips, a reprodução do vestiário do Etihad Stadium, fotos com o mascote, brindes e um espaço da Puma para os fãs jogarem futmesa e Fifa. O evento ainda exibiu a partida do City contra o Tottenham, pela Premier League, como parte da programação.
A NBA construiu uma espaço temático para as finais da temporada 2018/19
Batizada de NBA House, o local abrigou duas modalidades de experiências, “Fan Day” e “Game Night”. Na casa, era possível se divertir com mais de 20 atrações, com destaque para quadra digital, exposição com camisas autografadas e tênis das Lendas da NBA como Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird, ver o troféu Larry O’Brien e, ainda, curtir uma experiência em VR (Realidade Virtual). A liga de basquete tem no Brasil um mercado estratégico para crescimento e o resultado dessa ação provou isso. Ao final dos 12 dias, foram mais de 30 mil pessoas na casa, trazendo um alcance de 11,5 milhões nas redes sociais.
Dentro do universo do futebol, La Liga e Bundesliga também vem apresentando suas ações
Durante a Copa América, a liga espanhola construiu uma “Fan Zone” realizada no Rio de Janeiro com as possibilidades de ver as camisetas oficiais dos clubes espanhóis, o troféu LaLiga, jogar Fifa e curtir uma experiência usando os óculos de realidade virtual. A liga alemã trouxe os ex-jogadores Zé Roberto e Paulo Sérgio para a capital fluminense e realizou o “Bundesliga Experience” apresentando uma grande vivência germânica para os fãs que passou pela exibição do troféu da competição, camisas dos times, mascote oficial do Bayern de Munique e transmissão dos jogos.
Todas essas experiências fazem parte de um grande trabalho de marketing que têm objetivos de cativar, captar e fidelizar novos torcedores e fãs, despertando seu lado consumidor.
O mercado é global, sendo necessário explorar outros países para continuar crescendo. Com todos os resultados conquistados pelo Manchester City, NBA, La Liga e Bundesliga fica claro que eles vão continuar avançando no mercado brasileiro para conquistar uma fatia cada vez maior desse público.
—
Imagem principal: Divulgação / NBA – Imagens internas: do autor
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: