Marketing

Instagram TV chega e isto vai impactar o esporte

Instagram lança nova funcionalidade e bate de frente com o Youtube

O Instagram anunciou o Instagram TV (IGTV). Através de uma aba dentro do App um você poderá subir vídeos verticais de até uma hora.

Kevin Systrom, co-fundador do Instagram tem grandes pretensões de rivalizar com o Youtube e transformar o seu aplicativo ainda mais democrático que o rival.

O mais importante para analisarmos, claro, é o impacto no esporte. O Instagram agora assume um papel mais preponderante no que diz respeito a interação com o esporte. Isto porque a plataforma deixa de ser somente a rede social de fotos e vídeos dinâmicos. Agora, o conteúdo mais trabalhado ganha vez. Marcas e clubes podem explorar vídeos mais relevantes, com mais tempo para engajamento. Entrevistas exclusivas, coletivas de apresentações, ativação com torcedores. As possibilidades aumentam.

O que o Instagram TV pode mudar a relação nas redes sociais e como isso vai interferir no esporte?

Está bem claro na minha visão que esta mudança vai dificultar a vida do Youtube. O Instagram amplia sua oferta de produtos através de uma modalidade de vídeo que prende ainda mais o usuário na sua plataforma. Influenciadores e produtores de conteúdo poderão criar peças mais trabalhadas. E optem pelo IG ao invés do Youtube.

Vale lembrar que o depois do surgimento do Stories, o Instagram ocupou toda a posição do Snapchat e fez com que o aplicativo caísse no esquecimento. E é real: o engajamento do usuário do Instagram é maior que o do usuário do Youtube.O vídeo mais longo que você pode postar atualmente é de 60 segundos no “feed”. As histórias (stories) do Instagram, que normalmente expiram após 24 horas, têm um limite de vídeo de 15 segundos por clipe.

Por mais que os canais de clubes no youtube tenham função relevante na vida do torcedor, não custa nada lembrar uma coisa. Com um crescimento de mais de 58% usuários no Brasil nos últimos dois anos, o YouTube tem hoje 98 milhões de usuários no Brasil sendo uma das maiores redes tanto aqui quanto no mundo todo. Com 57 milhões de usuários no Brasil e o maior índice de engajamento entre as redes sociais, o Instagram vem roubando espaço de outras redes e está substituindo até mesmo o Facebook na escolha popular. Os números são do relatório Digital in 2017, do site We Are Social. Pela pesquisa do content trends 2018, o Instagram é a rede social favorita dos brasileiros. Veja o gráfico.

O que há de novo no IGTV?

A primeira grande novidade é a questão do tempo. Vídeos de uma hora poderão estar na sua conta. Outro mudança é que os vídeos serão verticais. Isso mesmo. Nada de girar a tela do smartphone para ver um vídeo. O hábito do consumidor mudou. Cada vez mais as pessoas acessam a internet pelo celular. E as pessoas consomem mais conteúdo da internet do que conteúdo televisivo.

Cada usuário terá um canal, semelhante ao YouTube, onde os vídeos serão armazenados. Ou seja, todos podem ser produtores de conteúdo. E todos poderão ser donos de um canal. Vale a pena lembrar que este ano a Rede Globo já produziu o “Brasil que eu quero”, conteúdo feito pelo telespectador e a emissora reproduzia os vídeos.

Mas a grande mudança vem agora: até agora, você só conseguiu postar no Instagram em um dispositivo móvel. Você poderá fazer upload direto do seu computador e os clipes receberão um link exclusivo.

Quando pensamos nos conteúdos feitos para o Youtube, temos que frisar algo importante. Os vídeos para esta plataforma exigem recursos. Equipamentos mais caros, câmeras melhores, áudio. Com o Instagram TV, isso tende a mudar. A democratização da internet atinge um novo nível.

O streaming e o esporte

A era do streaming chegou. Como isso vai afetar o esporte?

Leia mais: NFL Experiency é exemplo de experiência para torcedores

Foto: Divulgação/Instagram

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.