Marketing

Manto do Esquadrão: o concurso com a iniciativa de coparticipação do torcedor

Manto do Esquadrão

Nação tricolor teve a missão de desenvolver e escolher os próximos mantos do Esquadrão de Aço.

O sucesso comercial de um novo produto depende de muitos fatores para a sua aceitação no mercado. Dentre estes fatores, a participação do torcedor tem se destacado em ações no futebol. Recentemente, o Esporte Clube Bahia lançou o concurso “Manto do Esquadrão”. Esta iniciativa deu espaço ao torcedor na produção e escolha dos uniformes do time para a temporada de 2018.

A participação no concurso foi voluntária e gratuita, não sendo necessária a aquisição de qualquer produto, bem, direito ou serviço. Nem mesmo condicionada ao pagamento de qualquer quantia ou valor. Foram três categorias de camisas, cada um contendo um requisito básico que preservasse a identidade e as características tradicionais dos mantos tricolores.

Após análise e escolha do clube, as quatro melhores camisas de cada uniforme foram colocadas em votação pública, entre os dias 4 e 10 de abril. O autor da arte escolhida será contemplado com duas camisas oficiais produzidas com sua arte e 1 (um) ano de acesso a todos os jogos do clube. Entretanto, sabemos que o principal prêmio será ver a sua arte servindo de manto para o seu time do coração.

Manto do Esquadrão

Manto do Esquadrão e a boa participação da torcida

O Bahia divulgou que mais de 400 modelos foram enviados. Em relação aos votos, foram mais de 12 mil. Partindo da percepção da organização enquanto clube de futebol, o esporte que carrega um histórico envolvimento emocional direto de seu público. A iniciativa de oferecer participação do torcedor merece destaque.

Do ponto de vista comercial, um ponto importante deste caso se refere aos benefícios do relacionamento que a organização estabeleceu com seus clientes, aos envolvê-los em projetos de novos produtos. Em todos os casos, o torcedor possui influência positiva no desempenho de projetos desse tipo. Não somente por suas percepções técnicas e estéticas, mas também pelo conhecimento sobre as ofertas no mercado.

O clube foca nas necessidades dos torcedores, na tentativa de reduzir os riscos no lançamento de novos produtos. Dessa forma, a realidade encontrada no concurso “Manto do Esquadrão” pode ser justificada como mais uma mudança do papel do cliente\torcedor no processo de negócios da organização, passando de um espectador passivo para um participante ativo.

Essa ação, desenvolvida e protagonizada pelo Esporte Clube Bahia junto a sua torcida, mostra que novas dimensões de relacionamento estão surgindo no cenário do futebol brasileiro. Será esse mais um passo para a participação direta do torcedor no seu clube, para além do voto? Ou ainda não estamos prontos para um espaço como esse?

Quer saber TUDO sobre Marketing Esportivo? Está aí o que você precisa.

Foto principal: Divulgação/Facebook Esporte Clube Bahia

Baiana, 21 anos, Candice Viana é estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.