Marketing

McDonalds direciona investimentos para o e-sports

McDonalds

A rede de restaurantes encerra contrato de patrocínio do futebol da Alemanha de 15 anos. O motivo? Concentrar nos esportes eletrônicos

A McDonalds Alemanha anunciou na última sexta-feira (2) que não renovará seu contrato com a DFB – Federação Alemã de Futebol, mas estenderá sua parceria com a ESL – Electronic Sports League até o final de 2019. Parece que a estratégia da rede, daqui para frente, é fazer um esforço maior no mercado para um público mais jovem, especificamente direcionando aos torcedores de eSports.

“A decisão por uma não é necessariamente a decisão contra a outra, mas reflete a estratégia geral da marca de se conectar mais perto das vidas de adolescentes e Twens”, disse Phillip Wachholz. Ele é porta-voz da McDonalds Alemanha. “O passo para o eSports foi absolutamente certo para nós. E vemos um aumento significativo no reconhecimento da marca entre o público-alvo”.

Em janeiro deste ano, a ESL nomeou a McDonalds como parceira oficial da ESL Meisterschaft, campeonato nacional alemão da Fifa, League of Legends e Counter-Strike: Global Offensive. No mês passado, a McDonald’s também foi um Fornecedor Oficial no torneio ESL One Hamburg. Isto ocorreu ao lado de Snipes, Pringles e SAP.

“A McDonalds é uma marca global que representa a cultura de zeitgeist e juventude, assim como a ESL”, disse Bernhard Mogk, vice-presidente de vendas globais e desenvolvimento de negócios da Electronic Sports League. “Estamos muito satisfeitos que esta parceria será renovada, para ancorar ainda mais o eSports como um fenômeno da cultura pop.”

McDonalds seguindo os passos da Mercedes-Benz

Assim como a McDonalds Alemanha, a Mercedes-Benz já havia anunciado que abandonaria o futebol alemão. O foco é se concentrar no patrocínio do eSports. Parceiros desde 1972, a empresa também se separará da DFB no final deste ano, porém a marca já estendeu sua parceria com a ESL até 2020.

Para aconselhar sobre sua nova estratégia de patrocínio e suas novas ações de mercado e ativação, a McDonalds contratou a agência de Hamburgo, a Jung von Matt / Sports, que também já criou campanhas de e-Sports para a Mercedes-Benz.

Segundo Toan Nguyen, estrategista-chefe e sócio da Jung von Matt / Sports, a agência estenderá a presença local do McDonalds. Contudo, vai investir mais em conteúdo digital e de vídeo. “Todas as ideias serão conceptualmente enraizadas em comunidades de jogos específicas. Ao fazê-lo, queremos que o McDonalds aceite a linguagem da comunidade de jogos.”

2018 – Um importante ano para os eSports

O ano de 2018 trouxe o crescimento cada vez mais exponencial dos eSports. Nos últimos meses, diversas multinacionais passaram a associar seus nomes aos esportes eletrônicos como patrocinadoras. Ao que tudo indica, a categoria está se tornando cada vez mais fortes em todo o mundo. Só no primeiro trimestre de 2018 já foram investidos US$2 bilhões.

O relatório publicado pelo site The e-Sports Observer apontou que os eSports tiveram nesse primeiro trimestre de 2018 um aumento de capital impressionante, ultrapassando todos os períodos anteriores. Esse aumento foi muito rápido, passando de US$200 milhões em fevereiro para US$2 bilhões no final do trimestre. A tendência é que esses números só cresçam e que os esportes eletrônicos tenham cada vez mais força.

Candice Viana, 21 anos, baiana. Estudante de Comunicação Social – Relações Públicas na Universidade do Estado da Bahia.

Imagem: Divulgação

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