Marketing

Realidade Estendida no esporte: saiba sobre Realidade Virtual, Aumentada e Mista

Realidade Estendida no esporte

A tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no mundo atual. E o esporte abre portas interessantes para o uso dela. Aos poucos, vamos descobrindo novas maneiras de implementar esse trabalho. A Realidade Estendida no esporte tem dado importantes passos nesse meio. E a experiência do torcedor se torna ainda melhor. Muito se fala em realidade virtual no esporte, mas há diferenças em cada uma de suas ramificações.

Realidade Aumentada (AR), Realidade Mista (RM), Realidade Virtual (VR) são novas tecnologias que estão sendo usadas para criar uma experiência de aprendizagem mais interativa.

Realidade Estendida (XR), o conceito

As realidades virtual, aumentada e misturada são inovadoras linguagens de comunicação, cujo exponencial potencial está quase que completamente inexplorado. Juntas, elas formam um novo conceito denominado realidade estendida (XR, na sigla em inglês), apontado como o futuro da mobilidade. Ele se caracteriza por oferecer outros tipos de interação além da visão, audição ou tato, permitindo maiores sensações através de simuladores.

As realidades virtual, mista e aumentada juntas, formam o conceito denominado realidade estendida (XR, na sigla em inglês), apontado como o futuro da mobilidade. Ele se caracteriza por oferecer outros tipos de interação além da visão, audição ou tato, permitindo maiores sensações através de simuladores.

Realidade Aumentada (RA ou AR, em inglês)

A Realidade Aumentada traz objetos reais para um ambiente virtual sem que as pessoas saiam do ambiente em que estão. Durante os jogos de futebol, as emissoras usam RA para traçar linhas no campo para ilustrar e analisar jogadas.

Talvez o exemplo mais famoso de tecnologia AR seja o aplicativo móvel Pokémon Go, que foi lançado em 2016 e rapidamente se tornou uma sensação. No jogo, os jogadores localizam e capturam personagens do Pokémon que surgem no mundo real – na sua calçada, em uma praça, até mesmo em seu próprio banheiro.

Um exemplo no esporte e já em uso é escalação de times usando imagens digitais com o cenário ao fundo real.

Realidade mista (RM ou MR, em inglês)

A Realidade Mista permite que você veja e mergulhe no mundo ao seu redor. Trata-se de uma tecnologia que mistura a realidade física e o mundo digital. A Realidade Mista pode utilizar dois tipos diferentes de dispositivos. Dispositivos holográficos criam objetos digitais e os colocam em um ambiente real para que pareçam realmente estar lá. Dispositivos imersivos, por outro lado, ajudam a ocultar elementos do mundo físico e substituí-los por criações digitais.

Por exemplo, imagine um estádio que contém arquibancadas reais e torcedores. E o mascote do time, dono da casa, entra na atmosfera da Arena, se transformando em um avatar digital em versão realista e interage com o público.

Pois é, isso já aconteceu no jogo do Panthers:

 

Realidade virtual (RV ou VR, em inglês)

A Realidade Virtual a pessoa fica imersa no ambiente virtual e interativo e usa um capacete que a leva a diferentes lugares fora do ambiente físico. RVl é o termo usado para descrever um ambiente tridimensional gerado por computador que pode ser explorado e interagido por uma pessoa. Essa pessoa passa a fazer parte deste mundo virtual ou fica imersa neste ambiente e, enquanto lá, é capaz de manipular objetos ou realizar uma série de ações.

Além da pessoa ficar imerso no ambiente virtual e com o capacete, as situações acontecem com a interação de diversas tecnologias que levam a locais diferentes.

Um exemplo de uso:

 

Metaverso: a nova possibilidade

O Metaverso é um ambiente virtual compartilhado que as pessoas acessam via internet. Tecnologias como realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) são combinadas no Metaverso para criar uma sensação de “presença virtual”. A Nikeland, a nova criação da Nike, já chegou gerando muita curiosidade sobre esse mundo. E despertou novas ideias e possibilidades sobre o que pode ser feito.

E aguarde.

Esses são os primeiros passos, somente. Um futuro bem promissor está por vir, eu acredito.

Foto: Qytech

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.