Marketing

Resultados do e-mail marketing no esporte: qual tática usei para o sucesso

Resultados do e-mail marketing no esporte

Qual estratégia utilizei e quais resultados alcancei usando o e-mail marketing

Tenho usado constantemente as estratégias de e-mail marketing para relacionamento com o programa de sócio torcedor. Atualmente, trabalhando com esta tática, e, avaliei as estratégias de aproximação com a torcida nas mais diferentes frentes. Experimentei o trabalho exclusivo em um clube e, depois de 6 meses, tenho respostas sólidas. Primeiramente, não existe uma fórmula mágica para se ter bons resultados do e-mail marketing no esporte, mas sim uma série de trabalho, que passa inclusive pelo teste A/B.

Já falamos aqui a importância de manter uma estratégia de e-mail marketing no clube. O e-mail não morreu e não vai morrer tão cedo. Uma pesquisa realizada pela Pew Research mostra que 92% do público adulto online tem um e-mail. De acordo com dados de 2019 da Litmus, para cada $1 investido em e-mail marketing, as empresas obtêm $42 de retorno, em média. É uma das estratégias mais baratas, mensuráveis e práticas para se trabalhar.

O que foi feito?

Em primeiro lugar, eu defini quais seriam os meus KPI’s. Em outras palavras, defini quais seriam meus indicadores chaves de performance. Defini que o primeiro seria o mais óbvio: abertura de e-mails. se estou enviando e-mails, preciso saber qual a porcentagem de pessoas abre. A lógica passa pela importância do e-mail para aquela pessoa. Depois, taxa de cliques. Importante para identificar engajamento. Por fim, a taxa de descadastros. Vital para entender se os e-mails estão sendo relevantes.

A tática usada foi estratégica. Primeiro porque a média da taxa de abertura de e-mails de mercado é de 20%. O apelo emocional também foi importante. A média de cliques fica entre 12%. No artigo anterior, eu citei como o torcedor gosta de se envolver com o seu clube e como ele vê importância em receber algo do clube. Entretanto, a taxa de clique em um CTA consegue medir se ele deu o devido valor. Como fizemos? Trackeamos o envio em 3 vezes para o lembrete de fim de plano. Funciona como um alerta importante para o torcedor e gera valor a medida que você cadencia a comunicação.

Teste A/B é sempre importante. Por que? Porque não existe uma estratégia óbvia. É sempre bom testar títulos (assuntos do e-mail), testar imagens, textos, no entanto, é preciso ter modelos a serem montados para isso.

Outro ponto que conseguimos gerar valor é com o SMS. Ele vai funcionar muito bem como apoio ao que está sendo feito. Mas usamos em uma frequência muito menos.

Resultados do e-mail marketing no esporte

Aqui, não posso divulgar números. Por motivos óbvios. Mas indico um fator importante. o e-mail marketing deve ser usado como ponte de estratégia para enviar recados relevantes. Além do mais, a prática de envios aleatórios, como a famosa mala direta, irrita o destinatário e torna a estratégia inócua.

Contudo, relaciono os resultados obtidos. Todos os meus KPI’s estão acima da média de mercado. Chegamos até aqui com média por volta de 38% de abertura de e-mails, 25% na taxa de cliques e incríveis menos de 1% na taxa de descadastro. Ponto para nossa estratégia, que conseguiu ser atrativa no título de e-mail e relevante no conteúdo. No final, a retenção do churn tem estacionado na base de 3% – aliado, claro, a outras estratégias.

Saiba TUDO sobre gestão e marketing no esporte: Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.